Na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, pelas 19h30, vais poder assistir à nossa rubrica Um Quarto de Conversa com Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO, uma organização não-governamental de ambiente fundada em 2015, que tem desenvolvido um trabalho em prol da defesa dos valores da sustentabilidade. Esta conversa surge no âmbito do Sobressalto, o projeto que junta o Gerador à Associação ZERO para dar resposta à seguinte pergunta: “Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?”.

O Gerador começa agora uma caminhada em prol de um futuro mais verde. Este novo projeto pretende unir a cultura e o ambiente criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Uma das metas a que procuramos chegar é produzir cada vez mais conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Francisco Ferreira é Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

A cada quinze dias, na rubrica Um Quarto de Conversa, a redação do Gerador entrevista, em 15 minutos, personalidades da cultura portuguesa. Descobre todos os entrevistados aqui.