É já esta semana que vais poder assistir no site Gerador a mais uma edição das Conversas Centrais. Na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, às 19h00, não percas a conversa Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?, com Ana Ferreira Martins, do Conselho de Administração da AMI, Filipa Silvestre, membro do Bloco de Esquerda de Albufeira, e Patrícia Lemos, fundadora do Círculo Perfeito.

Ana Ferreira Martins faz parte do Conselho de Administração da AMI, exercendo funções como Diretora Nacional da Ação Social da AMI desde 1995. Mestre em Estudos Sobre As Mulheres, inter-relacionou o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo com as questões de género, surgindo a sua tese de mestrado “As Sem-Abrigo De Lisboa”, que foi galardoada com o prémio Madalena Barbosa da Comissão da Igualdade de Género. Representa Portugal no Conselho de Administração da Federação Europeia das Instituições Que Trabalham Com As Pessoas Sem Abrigo – FEANTSA. É professora Universitária no Instituto Piaget e publica, a nível nacional e europeu, artigos relacionados com as pessoas em condição de sem-abrigo e com as questões da igualdade de género.

Filipa Silvestre é membro do Bloco de Esquerda no concelho de Albufeira. Licenciada em Cinema Documental, é trabalhadora precária e membro do núcleo organizador das últimas três greves gerais feministas que tiveram lugar no Algarve.

Patrícia Lemos é educadora Menstrual e para a Fertilidade. É Instrutora credenciada de Natural Family Planning, certificada em Fertile Body Method, no acompanhamento de procriação medicamente assistida, Hipnose de parto e Educação menstrual para meninas. Escreveu dos livros Não é só sangue – uma conversa sobre o ciclo menstrual (Portugal, 2021), Período – Um Guia para Descomplicar (Portugal, 2020) e The Goddess in You (Reino Unido, 2017). É membro da Society for Menstrual Cycle Research e da International Association for Premenstrual Disorders e foi palestrante internacional convidada na Reunião Anual de 2018 da Natural Family Planning Teacher’s Association, em Inglaterra. Formadora e ativista, em 2010 fundou o Círculo Perfeito, um projeto pioneiro em Portugal para a educação menstrual, manutenção de fertilidade e literacia de corpo.

Mensalmente convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade no site Gerador. Descobre todas as conversas que já aconteceram, aqui.