Após uma 4ª edição online bem sucedida, que ultrapassou a marca das dez mil visualizações, o BEAST International Film Festival retorna, este mês de abril, para uma programação nas salas de cinema do Porto. Os filmes serão exibidos de 29 de abril a 3 de junho.

Devido à pandemia, o BEAST International Film Festival viu-se obrigado a migrar para o online, em março, aliando-se à plataforma Filmin. Entre filmes disponíveis na plataforma, discussões com membros da indústria cinematográfica e atividades em direto no Facebook e no Youtube, o festival superou a marca das dez mil visualizações e provou a viabilidade de uma experiência online enriquecedora. Agora, diante das medidas de desconfinamento propostas pelas diretrizes nacionais de saúde, o BEAST IFF traz de volta a sua programação às salas de cinema do Porto que o acolhem desde 2017. Apresentado pela Associação Cultural OKNA em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, e com o apoio de institutos culturais locais e internacionais, o festival continuará a ser um canal de cultural contemporânea da Europa Central e de Leste para o público português.

Até ao momento, estão previstas 16 exibições únicas e serão projetados não apenas os destaques da programação online, mas também filmes ainda inéditos para aqueles que acompanharam a 4ª edição do festival através do Filmin. Em parceria com o Cineclube do Porto, a secção Portuguese Abroad retornará ao programa do festival, apresentando na Casa das Artes, nos dias 6 e 8 de maio, o melhor da cinematografia portuguesa fora de Portugal. O cineasta André Gil Mata será um dos artistas cujo trabalho estará presente no festival, com a longa metragem "Drvo" (A árvore), assim como um conjunto de curtas do realizador, artista transdisciplinar e ator Welket Bungué - responsável por representar um novo ponto de vista do cinema português e guineense.

Imagem cedida pela Beast IFF

A secção V4 Screen, impulsionada pelo projeto Visegrad Film Hub a partir do International Visegrad Fund, contará com uma nova parceria com o International Short Film Festival BRNO16, na República Checa. O fruto desta colaboração será um programa retrospectivo bastante especial, que projetará curtas da República Checa a partir de rolos de filme em formato 16mm.

A sessão de estreia será no dia 29 de abril, no Cinema Passos Manuel, com a longa metragem "Ivana the Terrible", o segundo filme da realizadora Ivana Mladenović. O Cinema Passos Manuel será ainda casa das sessões de quinta-feira do festival, até ao dia 3 de junho. Também o Espaço Cultural Maus Hábitos receberá no dia 5 e 12 de maio o BEAST IFF, com entrada gratuita, para assistir às curtas e médias metragens vencedoras da Competição Oficial do BEAST International Film Festival deste ano. O Cinema da Trindade, o Café Candelabro e a Livraria Térmita também exibirão filmes da programação do festival.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia cedida por Festival BEAST IFF
O Gerador é parceiro da Beast IFF

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.
4º BEAST IFF