fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O “Trabalho” é o tema central da 10.ª edição da revista Electra

Pensar o trabalho e a técnica que o transforma, nas suas mutações, causas e consequências,…

Texto de Ricardo Gonçalves

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Pensar o trabalho e a técnica que o transforma, nas suas mutações, causas e consequências, servirá de mote para o tema central da próxima edição da Electra, revista de crítica, pesquisa, ensaio e reflexão da Fundação EDP.

“O trabalho é uma questão maior do nosso tempo (…). O anunciado fim da sociedade do trabalho e as antevisões de um novo regime a que foi dado o nome de «pós trabalho» não encontraram ainda uma resposta adequada no plano político nem nos hábitos e convenções de todo o sistema social. Mas ganha cada vez mais força a ideia de que é preciso reinventar o trabalho e o modo de o distribuir de maneira a eliminar uma oposição cada vez mais irredutível entre uma elite do trabalho e uma imensa massa de desempregados, precários, intermitentes e supranumerários”, lê-se nesta edição.

O trabalho na era do capitalismo digital (António Guerreiro), O futuro do trabalho (Yann Moulier-Boutang), Subir a pulso: Breaking Bad e a representação do trabalho (Jason Read), Trabalho, imaterialidade, precariedade (José Nuno Matos), Canseiras de amor em vão: pós-trabalho e reprodução social (Helen Hester e Nick Srnicek, este último um dos autores do Manifesto Aceleracionista) e O trabalho e o mundo em nós (André Barata) são contributos para esta reflexão numa altura em que a covid-19 veio evidenciar algumas características estruturais da vida de quem trabalha.

Por outro lado, esta edição conta ainda com uma entrevista ao historiador italiano Carlo Ginzburg, que fala do seu percurso intelectual e dos «casos» e acasos que marcaram toda a sua investigação e o tornaram um dos nomes mais importantes da historiografia contemporânea.

Destaque ainda para a entrevista a Philippe Sands, professor em prestigiadas universidades e advogado de renome mundial no domínio dos direitos humanos, fala do mundo contemporâneo, dos seus males e ameaças, das ações judiciais contra as alterações climáticas e das mudanças criadas pela pandemia.

Já o fotógrafo norte-americano Alec Soth assina o portfolio desta edição com um trabalho no qual revela imagens da juventude «invisível» dos EUA, num trabalho apresentado pelo crítico e curador Sérgio Mah.

A secção “Livro de Horas” resulta de uma colaboração, a partir de Belgrado, de Jelena Bogavac, encenadora, escritora, poeta, performer e editora. E é a partir de Palermo e sobre Palemo que o sociólogo Alessandro Dal Lago nos fala em “A Vista de Delft”.

Por último, em “Registo”, a historiadora de arte Nicola Hille interpreta o impacto do insólito gesto de Willy Brandt que ficou gravado na história: a 7 de dezembro de 1970, o então chanceler da República federal da Alemanha, em visita oficial à Polónia, foi ao Gueto de Varsóvia depor uma coroa de flores em memória dos judeus assassinados na Segunda Guerra Mundial e, sem que tal tivesse previsto, cai de joelhos perante o Memorial dos Heróis.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Oxa Roxa via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0