fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Oficina dá destaque ao teatro na agenda cultural de Guimarães

Entre maio e agosto o teatro vai ser o destaque na agenda cultural da Oficina,…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre maio e agosto o teatro vai ser o destaque na agenda cultural da Oficina, em Guimarães, com a “afirmação da pluralidade” dos Festivais Gil Vicente e “uma especial preocupação” de abrir à comunidade as principais casas de espetáculos vimaranenses. 

Pela primeira vez em mais de 30 edições os Festivais Gil Vicente vão durar três semanas — em vez das habituais duas —, uma vez que este ano haverá uma semana dedicada ao teatro amador, de que já te tínhamos falado neste artigo, em fevereiro. 

"Vai ser a primeira vez em mais de 30 edições que os Festivais Gil Vicente vão durar três semanas em vez das habituais duas, porque este ano haverá uma semana dedicada ao teatro amador, abrindo um novo ciclo de afirmação da pluralidade, de várias formas de relação com o teatro, uma celebração forte e em camadas", explicou numa conferência de imprensa no dia 28 de abril o programador artístico do Centro Cultural Vila Flor, Rui Torrinha.

“Sopro” de Tiago Rodrigues e “Para vós” de Carla Andrade estão entre os destaques da programação da Oficina, que destaca ainda a celebração do Dia Internacional dos Museus com “visões prerrogativas”, destacando-se a de Nuno Preto, que abre as portas “normalmente fechadas” de lugares expositivos como o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e a Casa da Memória de Guimarães. 

"Temos aqui uma pequena utopia, mas relativamente fácil de pôr em prática, que é partilhada por toda a gente que faz teatro em Guimarães, em palco, incluindo os alunos da licenciatura em teatro da Universidade do Minho", disse, destacando o apoio dado a esta arte performativa pela cidade. O programador da Oficina acredita que “há um potencial enorme de teatro neste território (…) que não está consumado”. 

No final de 2018, foi apresentado um Plano de Apoio à Criação, explicou o responsável, que está a dar frutos, incluindo coproduções, residências artísticas, cujo resultado faz parte da programação dos próximos meses, e bolsas de criação, com destaque para a vinda a Guimarães de "Parlamento Elefante", uma criação de Eduardo Molina, Marco Mendonça e João Pedro Leal, distinguida com a bolsa Amélia Rey Colaço, lançada pelo Teatro D. Maria II em parceria com o Centro Cultural Vila Flor e o Espaço do Tempo.

Ainda que o teatro seja o destaque, a programação da Oficina também inclui um concerto de Jorge Palma, a 10 de maio, e outro de Aline Frazão, a 20 de julho. Sabe mais sobre os Festivais Gil Vicente, aqui

A Oficina foi fundada em 1989 por iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães com o objetivo de criar uma estrutura capaz de valorizar, promover e divulgar as Artes e os Ofícios Tradicionais de Guimarães. Já o Teatro Oficina, a companhia de teatro da Oficina, foi fundada em 1994. Sabe mais aqui

Texto de Lusa e Carolina Franco
Fotografia de Monica Silvestre via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart2
Revista Gerador 16
-
+
Revista Gerador 22
-
+
Subtotal
6,00 
Total
6,00 
Continue shopping
2