Aos 13 anos, João Marques foi o vencedor do concurso “Introdução à linguagem Python com música” desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Musical (L.E.M.) do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM). “Aprendi a programar, as várias linguagens de programação e como usá-las. Gosto de criar com programação”, afirmou o jovem, natural da Maia, que ganhou um sampler Roland SP-404A.

O sucesso desta iniciativa levou a uma 2.ª edição do concurso, agora sem limite de idade de participação. Assim, todos os interessados em programação, iniciados e profissionais, e os amantes de música, podem participar entre 15 de fevereiro e 15 de março. O projeto vencedor verá a sua composição ser gravada pela OJM, ganhando ainda toda a discografia da TOAP/OJM, um tote bag e uma t-shirt OJM.

O desafio é o seguinte: a partir da peça “Sargaço”, de Pedro Guedes, gravada pela OJM, os participantes têm de criar um tema com os samples fornecidos utilizando a plataforma earSketch e a programação Python. Sabe mais aqui.

Local: Online;
Horário: Não aplicável;
Preço: Não aplicável.
Fotografia disponível via Pexels