As candidaturas para o novo programa da European Network of Opera Academies (ENOA) estão abertas até dia 3 de março.

O Opera Creation Journey é um programa que pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de criação inovadores no domínio da ópera.
Voltado para novas ideias que "sustentem narrativas, mais atuais, e modelos criativos diferentes capazes de inspirar e reavivar a criação no setor é através da Fundação Calouste Gulbenkian que chega axs músicxs portuguesxs.

Atendo à importância e à necessidade da ópera se difundir pluralmente na sociedades dos nossos dias, o programa que integra a rede europeia de academias de ópera, acompanha e apoia artistas em formação e criação.

As candidaturas terão dois processos de seleção. A fase um que selecionará 10 projetos para uma segunda fase, os quais terão acesso a um workshop de preparação do projeto de uma forma mais aprofundada, e ainda uma sessão de apresentação para os parceiros ENOA, antes da seleção final.

Na fase dois, o projeto escolhido terá acesso à orientação e ajuda no desenvolvimento do seu projeto, usufruindo de 1 a 3 laboratórios de pesquisa residencial e de desenvolvimento do projeto, que será apoiado por uma ou várias instituições ENOA.

"Ser capaz" de inspirar e reavivar a criação no setor é o elemento chave. Da ENOA à Fundação Calouste Gulbenkian, a Ópera pretende contar histórias.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia de LOD Muziektheater

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.