fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

OPERAFEST LISBOA: A Maratona Ópera XXI continua

OPERAFEST LISBOA, o novo festival de ópera, continua, dando palco à segunda metade da Maratona…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

OPERAFEST LISBOA, o novo festival de ópera, continua, dando palco à segunda metade da Maratona Ópera XXI nos dias 3 e 4 de setembro, pelas 21h30, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga. Esta é a maratona em que sete jovens compositores portugueses apresentam óperas inéditas.

As sete obras, em criação absoluta, são apresentadas na sua forma final de espetáculo, avaliadas por um júri misto, composto por personalidades de várias áreas artísticas e ainda pelo público, afastando assim a ideia de ópera para um nicho especializado, sendo atribuído o prémio Carlos de Pontes Leça no valor de 5000 euros, à ópera vencedora, sob forma de uma nova comissão. O objetivo do concurso é estimular a composição de novo repertório, a emergência de novos talentos e um fortalecimento da relação da ópera de hoje com o público de hoje.

A concurso estão Esta Ítaca que não encontro, de Diogo da Costa Ferreira; Nunca fomos tão novos como agora, de Fábio Cachão; Eco/Arquipélago, de João Ricardo; O Tesouro, de Miguel Jesus; Contos da criação: Adão, de Pedro Finisterra; Margarida, de Sara Ross; e Não sei quantas Almas tenho, de Tiago Videira. 

Nos dias 3 e 4 de setembro serão apresentadas as três últimas óperas em estreia absoluta:

NUNCA FOMOS TÃO NOVOS COMO AGORA EP.1
Música Fábio Cachão
Libreto Miguel Castro Caldas
Duração 25'
"Ana e Fernando estão na sua sala de estar. Acompanhados por uma TV, o casal viaja sobre a sua vida procurando respostas ao que os levou até àquele momento. Tentando fugir, as personagens acabam por embater na sua própria realidade ao serem revelados factos ocultos. O episódio origina uma acesa discussão que coloca tudo em causa."

MARGARIDA
Música e Libreto Sara Ross
Duração 25'
"Olá. Eu sou a Margarida Depais e já encontrei o amor da minha vida - sorte desgraçada porque infelizmente parece que não vai dar. E agora? Estamos com Margarida neste seu acto último. Margarida esgota-se em palavras. Mas Margarida sabe que qualquer fim é um falso fim. Margarida canta."

NÃO SEI QUANTAS ALMAS TENHO...
Música e Libreto Tiago Videira
Duração 20'
"Fernando e Ofélia, sozinhos. Cada um no seu quarto, smartphone na mão. Não se vêem, nem ouvem, a dividi-los, um espelho duplo devolve apenas a imagem de si mesmos. Procuram amor, querem comunicar, atravessar o espelho que os bloqueia. Mas isso traz ansiedade, tensão, desespero. Por breves momentos pensam que vão conseguir superar-se, mas, no fim, o medo é mais forte..."

Os bilhetes podem ser comprados, aqui.

Com a direção geral e artística da soprano Catarina Molder e produção da Opera do Castelo, o OPERAFEST LISBOA nasce num ano atípico, mas de alma e coração , de 21 de agosto a 11 de setembro, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga e nas Carpintarias de São Lázaro, com uma programação variada e abrangente que vai dos grandes clássicos à ópera de vanguarda, ao encontro de todos os públicos. Sabe mais sobre este festival, aqui.

Texto de Andreia Monteiro
Fotografia disponível no site do OPERAFEST LISBOA
O Gerador é parceiro do OPERAFEST LISBOA

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0