fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Os Possessos: “Maratona de Manifestos” faz-se ouvir no FITEI e no tempo

O espetáculo inspirado no trabalho curatorial de Hans Ulrich Obrist integra o Festival Internacional de…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O espetáculo inspirado no trabalho curatorial de Hans Ulrich Obrist integra o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI, nos dia 4 e 5 de maio, que se realiza no Teatro Rivoli, no Porto. Dedicado às palavras, à sua interpretação e à forma como se transportam em diferentes atmosferas "Maratona de Manifestos" é um mote de reflexão em todas as realidades.

Distinguindo-se como um espetáculo site-specific, a adaptação aos espaços é algo que "Maratona de Manifestos" transporta em si. Encenado por Isabel Costa, a companhia de Teatro Os Possessos, na qual a encenadora também se integra, percorre as vozes, o tempo e o espaço. Dividida em sete espaços, cada um deles com um ator ou uma atriz, o tracejado que marca cada piso pelo qual o espetador ou a espetadora passam, não só ultrapassa os "distanciamentos" como abraça uma cronologia, mapeada, que se localiza nas palavras.

De olhares fixos, no chão, em pé ou sentados, os manifestos fazem-se ouvir. Em dias em que parar para ouvir é uma tarefa, cada discurso que sai das vozes dos atores realça-se de forma intimista, apenas para um pequeno grupo de espectadores.

Fotografia de Leonor Fonseca

Num momento de desconstrução e de contrariar a leitura tradicional de um manifesto, que tende a ser panfletária, é a partir do real - a atmosfera da sala, a arquitetura/estrutura dos espaços e a moldura dos visitantes - que os atores iniciam esta “conversa”.

Através da atenção das palavras no mundo de hoje, em que as mensagens de esperança, denúncia, do dia-a-dia, do mundo e do quotidiano chegam ao espetador como um meio de reflexão, os artistas, partindo sessa base, envolvem-se num espaço que desmistifica não só através da fruição como também através do olhar nivelado, em que a disposição de igualdade começa por se sentir desde o momento inicial. Os atores acompanham o espetador. É através dessa ligação, quase uniforme, que as palavras fluem e ultrapassam uma fase que estará posterior ao monólogo. A expressão corporal é também uma caraterística que deambula em torno das palavras e, por isso, se assume como uma resposta. Uma expressão.

OS POSSESSOS, intérpretes e criadores

OS POSSESSOS são uma jovem companhia de teatro, sediada em Lisboa e Almada. Atualmente composta por sete elementos - Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu e Nuno Gonçalo Rodrigues -, os Possessos trabalham em torno de projetos teatrais e performativos, tendo por base narrativas universais e a criação de uma ficção comum sobre a realidade entre os artistas e o público.

Desde 2013, apresentaram os espetáculos Hansel e Gretel (2013), Rapsódia Batman (2014), II – A Mentira (2015), Marcha Invencível (2017), O Novo Mundo (2018),  A Bolha (2019) e Maratona de Manifestos (2021). Para além dos espetáculos, contam ainda com várias performances e ações de curta duração tais como: E uma criança a ver... (2012), Speed – 8 (2015), Acção Adiada (2015), Janeiras (2016), O Tempo é uma Pastilha Elástica (2017).

Integrado no Festival de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI - que promove o teatro, as artes performativas e como fomenta a criação artística - contam ainda com uma sessão a realizar-se no dia 6 de maio, disponível por 24 horas, online. Sabe como podes aceder aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Leonor Fonseca

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0