Nesta entrevista, realizada nos estúdios do Gerador, José Pacheco Pereira fala-nos sobre a importância do tempo, da memória e da história. Aborda as expectativas políticas pós-eleitorais e revela-se preocupado com o futuro da identidade do PSD. Vê a guerra a chegar com probabilidade elevada aos países da União Europeia nos próximos 10 anos. E não concorda com os artigos de opinião em canais generalistas sem contraditório.
Biografia José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política.
Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel do mais antigo debate político português: a Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. É Membro da Academia de Ciências, Classe de Letras e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.