Com o intuito de se questionar e definir o papel da computação na mediação das interações humanas, irá decorrer de 13 a 16 de julho, o Digital Media Summer Institute 2020, uma iniciativa online do programa doutoral em Media Digitais da NOVA FCSH/FCT e Universidade do Porto, produzida pelo iNOVA Media Lab.

Em comunicado, a organização explica que o evento proporcionará “um programa de mentoria especialmente concebido para 12 alunos de doutoramento e/ou investigadores”. No entanto, nos dias 14, 15 e 16, realiza-se ainda um programa de talks abertas e gratuitas ao público geral (mediante inscrição) com designers e investigadores internacionais ligados a práticas relacionadas com cultura digital global, design, arte computacional, ciência, tecnologia e open source.

Entre os convidados, este conjunto de conversas conta com a participação de Ben Stopher, fundador do Institute for Creative Computing, Denisa Kera (CZ), filósofa e designer que recorre a métodos de design, etnografia e prototipagem para investigar questões relacionadas com ciência, tecnologia e sociedade, e Massimo Menichinelli, designer especialmente focado na pesquisa e desenvolvimento de projectos colaborativos, através de ferramentas e processos de design.

“Os tópicos das talks são variados e vão desde a Interação Humano-Computador (HCI), até à Arte Computacional, passando por Blockchain, Algorithm Governance, Machine Learning, Digital Fabrication e Visualização de Dados, sem nunca esquecer a intersecção entre arte e tecnologia”, pode ler-se em comunicado de apresentação do evento.

Já o programa de mentoria, destina-se especificamente a alunos de doutoramento / investigadores que durante os quatro dias, irão usufruir de um acompanhamento personalizado, num ambiente de trabalho colaborativo e com a oportunidade única de poderem trabalhar nos seus projectos, sob o olhar atento e a orientação de investigadores reconhecidos internacionalmente.

O mesmo programa será também composto por mini workshops e outras actividades de grupo onde os participantes terão a oportunidade de descontrair e travar conhecimentos. Existem apenas 12 vagas para o programa de mentoring e as candidaturas já estão abertas online, sendo que existem ainda bolsas disponíveis para ajudar a suportar o custo da inscrição.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Susana Neves

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.