Do diálogo entre a arte e a inteligência artificial e robótica, surgem as criações de Leonel Moura, pioneiras a nível mundial pelo recurso à cooperação entre estes campos. O artista vem mostrar outras possibilidades da inteligência artificial e robótica, que ocupam um lugar mais inexplorado ou desconhecido no espaço público.

No novo cenário que atravessamos, muitos artistas têm desejado ser impulsionadores do movimento de reinvenção da vida, do quotidiano, do espaço e do tempo a que ficou confinado. Neste sentido, Leonel ofereceu ao Gerador um livro de desenhos para colorir, Colorir Para Crianças Criativas. O artista, que através de actividades com robótica já tinha trabalhado com crianças, escreve, ainda, na capa “A Imaginação é Tua”. Esta expressão anuncia o que serão as seguintes páginas, cujos desejos não são os usuais. Geralmente, nos livros para colorir, destinados a este público tão específico, as formas são representações. “Sempre me incomodou a banalidade da maioria dos desenhos que são dados às crianças para colorir. Casinhas e gatinhos. O que estimula pouco a criatividade. Pelo contrário, as formas abstratas permitem uma maior exploração da imaginação”, refere Leonel.

A cada sexta-feira das próximas três semanas, continuarão a ser publicados cinco desenhos de Leonel Moura. Lembra-te que, independentemente da idade, vais sempre a tempo de colorir a infância.

Podes descarregar os cinco desenhos desta semana, aqui.

Aqui podes encontrar os que dizem respeito ao período de 10/04 a 17/04 e, aqui, de 3/04 a 09/04.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Desenho de Leonel Moura