Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Para que serve a cultura? Assiste à conversa com Tiago Sigorelho (Gerador) no festival Cogito

O Cogito é uma iniciativa do Município de Oeiras que visa oferecer uma programação vasta sobre…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cogito é uma iniciativa do Município de Oeiras que visa oferecer uma programação vasta sobre perspetivas e ideias de futuro. O gestor cultural e também presidente da direção do Gerador Tiago Sigorelho foi desafiado a participar hoje, dia 14 de outubro às 21h30, numa conversa criativa onde procura responder à pergunta provocatória "Para que serve a cultura?".

Esta será uma reflexão conjunta sobre como a cultura é um reflexo do que somos como povo. Acompanha esta conversa que será transmitida em direto no facebook do Cogito.

Os Sócios Gerador têm a oportunidade de assistir às masterclasses ao vivo que acontecem sempre às quintas-feiras, às 21h30, no Palácio Flor da Murta, em Paço de Arcos, para uma plateia muito reduzida. Se quiseres reservar um lugar  basta enviares-nos um mail para o ge***@*****or.eu, indicando o teu nome, número de Cartão de Sócio e o dia da masterclass que desejas ver. Em cada masterclass existem 5 lugares reservados para Sócios Gerador. Se ainda não tens o teu Cartão Sócio Gerador, resolve esse assunto aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

9 Março 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

5 Março 2026

Já está disponível o catálogo oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

4 Março 2026

Diogo, Lisboa faz-te feliz? Vê a vigésima segunda entrevista deste projeto

4 Março 2026

“Dez Ensaios para o Futuro”, uma exposição para descobrir no Uncover

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

26 Fevereiro 2026

Quem conta a história? Dia 6 de março assiste à conversa ao vivo com a artista Suelen Calonga e a investigadora Inocência Mata

25 Fevereiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

20 Fevereiro 2026

Pensar a Desinformação em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última residência do Gerador na Casa Capitão

16 Fevereiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0