O festival de cinema Queer Porto começa hoje, dia 12 de outubro, e termina dia 16 de Outubro. Este é o único festival de cinema nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero, transsexual, intersexo e de outras sexualidades e identidades não-normativas, num género cunhado internacionalmente como “Cinema Queer”.

O Cinema Queer atravessa toda a história do cinema e dos seus géneros, apesar de corresponder a um rótulo recente: é no início da década de 1990 que surge uma nova linguagem cinematográfica que aponta para novas negociações das subjetividades ligadas às identidades sexuais e de género, muito por consequência direta dos efeitos da epidemia do VIH/sida e do seu impacto na criação artística.

O Gerador, parceiro do festival, está a oferecer 5 convites duplos, exclusivo para Sócios Gerador, para duas sessões diferentes do Queer Porto. Temos 3 bilhetes duplos para a sessão “Tiempos de Deseo“ a 14 de outubro às 19h e os outros 2 convites duplos para a sessão “Nudo Mixteco“, a 16 de outubro às 16h, no Pequeno Auditório, no Teatro Rivoli, no Porto.

"Tiempos de Deseo" fala sobre um novo lugar no mundo que é revelado enquanto Bea luta contra a perda e o que ela imagina que está por vir. Na casa que se prepara para abraçar a mudança, habita o medo. Uma solidão imprevista também parece fazer parte de seu desejo, o desejo de ser mãe solteira e lésbica.

"Nudo Mixteco" passa-se numa aldeia da Oaxaca Mixteca governada por práticas e costumes locais, onde se vão cruzar três histórias durante a celebração do Santo Padroeiro. Maria enterra a sua mãe, o seu pai rejeita-a e, na incerteza, pede ao seu amor de infância, Piedad, que parta com ela. Esteban regressa três anos depois, para descobrir que Chabela, a sua esposa, mora com outro homem; enfurecido, convoca o povo da aldeia para julgá-la num tribunal popular. Toña, perante o abuso da sua filha, revive a sua própria dor ao retornar para confrontar a sua família.⠀⠀⠀⠀⠀

Se és Sócio Gerador e queres agarrar um destes convites, só tens que nos enviar um e-mail para socio@gerador.eu com o teu nome, número de Cartão de Sócio e informar a sessão a que gostavas de ir. E, claro, ser rápido a fazê-lo, já que os convites serão atribuídos aos Sócios Gerador que responderem primeiro a este passatempo.

Com o Cartão Sócio Gerador tens acesso à assinatura anual da Revista Gerador e a descontos e experiências exclusivas na cultura, descobre mais aqui.

⠀⠀⠀⠀