A Associação PédeXumbo está a promover  1º Ciclo de Formação da Bolsa de Instrumentos PX. Entre os dias 9 e 12 de novembro, das 18h30 às 20h30, as formações dos instrumentos populares portugueses serão exclusivamente online.

Dedicadas a todos os bolseiros da Bolsa de Instrumentos PX 2020/2021 e ainda a todos os interessados em explorar Gaitas-de-fole, Viola Campaniça, Concertina/Acordeão Diatónico e Rabeca Chuleira, estas formações pretendem promover momentos de partilha e aprendizagem entre formadores e formandos.

Cada dia de formação corresponde a um instrumento. Assim, o dia 9 de novembro será dedicado às Gaitas-de-fole transmontana e galega, com Napoleão Ribeiro, membro fundador Escola de Gaitas-de-fole da Ponte Velha da Associação Cultural Tirsense e ex-coordenador editorial e autor do Cancioneiro de Gaita de Foles publicado pela Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles; e o dia 10 de novembro, dedicado à formação de Viola Campaniça, dada por Tó Zé Bexiga, co-fundador e membro da direção artística da Boa Companhia.

O terceiro dia, 11 de novembro, reserva espaço para a formação em Concertina/ Acordeão Diatónico pelo musicoterapeuta, músico e compositor autodidata Vicente Camelo. Por fim, no dia 12 de novembro, último dia de Formação da Bolsa de Instrumentos PX, o instrumento a trabalhar será a Rabeca Chuleira, um cordofone popular português associado à chula e às regiões do Minho e Douro. Esta aula online será guiada por Emiliana Silva, que além do violino se dedica ao estudo deste instrumento tradicional português.

Os interessados devem inscrever-se aqui, selecionando a(s) modalidade(s) à(s) qual querem assistir. A valor da inscrição é de 20€ por pessoa, por modalidade.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Banner da Formação

A Associação PédeXumbo é um parceiro Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.