Pedro Adão e Silva é licenciado em Sociologia (ISCTE-IUL), 1997, e Doutorado em ciências sociais e políticas (Instituto Universitário Europeu, Florença), 2009. Foi professor auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL onde foi, também, diretor do programa de doutoramento em políticas públicas (até setembro de 2021).
Foi vice-presidente do IPPS-IUL (até setembro de 2021) e é membro da direção do laboratório colaborativo CoLABOR, onde coordenou (até setembro de 2021) a linha de investigação dedicada à «proteção social». Ainda no CoLABOR fez parte da equipa responsável pelo desenvolvimento da plataforma «DataLabor». Foi comissário executivo das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, entre junho de 2021 e 30 de março de 2022.
Tem coordenado a edição de vários volumes de análise das políticas públicas em Portugal e publicado vários artigos sobre o tema, em particular nas áreas sociais, em revistas nacionais e internacionais. Em conjunto com Ricardo Paes Mamede coordenou o relatório «Estado da Nação e as Políticas Públicas - menos reformas, melhores políticas» (2019) e «Estado da Nação e as Políticas Publicas - valorizar as políticas públicas» (2020). É responsável, desde 2012, pela organização do Fórum das Políticas Públicas do ISCTE-IUL.
De 11 a 13 de julho vamos juntar personalidades como Pedro Adão e Silva, Pedro Abrunhosa, Catarina Vaz Pinto, Lula Pena, José Pacheco Pereira, Amarílis Felizes, Luís Osório ou Inês de Medeiros para deixar provocações sobre o futuro da cultura e da criatividade em Portugal. Descobre tudo aqui.