fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Portugal recebe, pela 2ª vez, conferência anual da NEMO

Nos dias 13 e 15 de novembro de 2022, Loulé acolhe a conferência anual da NEMO - Network of European Museums Organizations. Portugal volta assim a ser palco deste evento 22 anos depois.

A NEMO - fundada em 1992 - é uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa - atualmente, fazem parte desta rede mais de 30.000 museus, em 40 países.

Considerando que os museus são parte integrante da vida europeia, esta entidade tem como objetivo promover o seu trabalho e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus, não só que estes façam parte de uma rede, o chamado networking, mas dando formação, informação e oportunidades de colaboração. O seu papel assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais.

Todos os anos, esta conferência é recebida num país diferente. Em 2020, a conferência, que teria lugar em Rijeka, na Croácia, acabou por decorrer num formato online, com o tema "Museums Making Sense". Após um ano de interregno, Portugal (que foi parte desta iniciativa em 2000, com Lisboa) volta a ser escolhido para este encontro, desta vez com uma cidade do sul como palco. Loulé, uma das cidades algarvias que mais tem promovido a cultura, acolhe assim membros da NEMO, instituições museológicas e profissionais ligados ao setor dos museus e do património cultural de toda a Europa.

A conferência, que será organizada em colaboração com o Museu Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural, contará com painéis subordinados a temas pertinentes e constituindo-se como uma oportunidade de partilha para os museus participantes, visitas ao território e muito mais. O tema da conferência só será anunciado na primavera de 2022.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap