A associação POUSIO Arte e Cultura está a organizar uma residência artística, que terá lugar em Barcelos, de 9 a 30 abril. Integrada no programa air_POUSIO, a residência intitulada Bonecreiro tem aberta uma open call para candidaturas até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Trata-se de um projeto/ espaço de criação, produção e experimentação para artistas emergentes que queiram expandir a sua prática, aprofundando o conhecimento de uma cultura ancestral, colaborando com artistas de diferentes contextos. 

Desta forma, a residência artística tem o objetivo de dinamizar o contexto onde se insere, descentralizando e fortalecendo a intrínseca relação entre o artesanato local e a criação artística interdisciplinar. “A Bonecreiro quer promover a pesquisa, a produção artística e partilha do respetivo trabalho desenvolvido no atelier de diversos artesãos. Os artistas residentes terão a oportunidade de pensar, intervir, criar ou documentar o processo de criação em conjunto com os artistas locais”, explica a POUSIO em comunicado.

A realização deste projeto pretende assim fortalecer a participação da comunidade artesã em cooperação com o Museu de Olaria de Barcelos. Neste âmbito, os artistas escolhidos poderão partilhar, ao longo das três semanas de duração da residência, os mesmos espaços que os artistas locais, usando diferentes meios de produção.

Para os escolhidos, a residência artística inclui estadia, um espaço comum de trabalho, na Oficina de cerâmica no Museu de Olaria, com acesso ao centro de documentação do Museu de Olaria, uma refeição diária e um contacto direto com ceramistas barcelenses.

As candidaturas devem ser feitas para o email cultura.pousio@gmail.com e destinam-se a artistas com até 10 anos de experiência em produção, das áreas de cerâmica, pintura, escultura, desenho, new media, designers de produto, joalharia, performance, teatro, música, investigação e escrita. Podes consultar o regulamento desta residência artística aqui.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia da cortesia da POUSIO

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.