fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Primeiro Lugar – Vénus”, exposição até 19 de outubro

A exposição “Primeiro Lugar – Vénus” estará aberta ao público de 4 a 19 de…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A exposição “Primeiro Lugar - Vénus” estará aberta ao público de 4 a 19 de outubro, na Rua das Gaivotas nº6, e a entrada é gratuita. Trata-se de uma exposição de artes visuais que nasceu da amizade de 6 colegas de faculdade que exploram temas de interesse comum, ainda que de forma distinta. A liberdade é uma palavra importante no processo de criação deste grupo de artistas que forma o colectivo “Pangeia”. Esta exposição foi criada a partir do conceito de feminilidade “nas suas mais díspares expressões”, diz-nos a descrição do evento.

O colectivo "Pangeia" é formado pelas artistas plásticas, maioritariamente dedicadas à pintura, Ana M. Correia, Inês Sousa Soares, Júlia Blochtein, Inês Simões Soares, Maria Tristão e Eva Rocha Pereira.

A exposição tem lugar na antiga “Escola das Gaivotas”, edifício que agora serve de base para eventos culturais. Inclui artes performativas, artes visuais, conferências, literatura, cinema e workshops. Tem a direção artística do “Teatro Praga”, ultrapassando largamente as fronteiras do teatro na oferta que propõe. Segundo a descrição oficial do nº 6 da Rua das Gaivotas, este é um “espaço onde se pode inventar a liberdade e onde se perde tempo a olhar para si próprio sem se sujeitar a uma normalização”.

Local: Rua das Gaivotas, 6 (Lisboa)

Data e hora: 4-19 outubro, de segunda a sábado, das 14h às 18h

Preço: Entrada livre


Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Março 2023

Há dez filmes independentes americanos para ver até domingo em Lisboa

17 Junho 2022

Gostas de uma boa história? “As ondas” a partir de Virginia Woolf estará em cena até ao dia 25 de junho

16 Junho 2022

SPIM (Daniel Moreira): “É um espaço importante para desenvolver novos projetos e novas ideias.”

27 Maio 2022

Exposição “Encontros à Superfície” em exibição na Galeria Municipal do Porto

20 Maio 2022

Vencedores do concurso de fotografia “Água e Sustentabilidade”

19 Maio 2022

Carpintarias de São Lázaro realiza seminário sobre residências artísticas

12 Maio 2022

“A chapa tá quente”. HMB lançam novo tema com Pedro Abrunhosa

12 Maio 2022

Penumbra: “A arte é como respirar”

10 Maio 2022

Língua: Festival de teatro em línguas minoritárias está a chegar a Barcelos

3 Maio 2022

Doris Wishman, uma mulher “impossível de encaixar numa categoria”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0