No âmbito da concretização de uma reportagem jornalística de investigação sobre Ciência Cidadã, procuramos histórias de pessoas que já tenham participado em projetos de ciência cidadã.

A ciência pode beneficiar bastante da ajuda dos cidadãos, através dos projetos de ciência cidadã, onde, por exemplo,  se monitoriza a qualidade da água ou do ar, as alterações climáticas ou a perda de biodiversidade. Através desta prática científica, juntam-se cientistas e cidadãos com um objetivo em comum, pode fomentar-se o pensamento crítico dos cidadãos e o seu conhecimento do método científico e pode permitir aos cientistas criar uma comunidade, onde consigam obter dados para o seu trabalho. Este potencial de colaboração entre ciência e sociedade pode proporcionar a participação ativa do público, no sentido em que estes projetos a incentivam e vivem dela.

Queremos conhecer não só o lado dos cientistas mas também cidadãos que participam ativamente ou participaram em projetos de ciência cidadã. Para isso, criámos um formulário com o principal objetivo de recolher histórias. Caso queiras partilhar connosco a tua perceção sobre esta prática científica podes fazê-lo através do formulário que encontras aqui.

No Gerador fazemos jornalismo lento como contraponto da urgência dos tempos que nos envolvem. Publicamos uma revista trimestral, de edição limitada e numerada, e tentamos tirar o maior proveito das vantagens digitais no nosso site e nas nossas redes sociais para tornar a informação acessível a todos