fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Projeto Fado Bicha abre a 22.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal

A dupla Fado Bicha, de Lila Fadista e João Caçador, vai ser a responsável pelo…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A dupla Fado Bicha, de Lila Fadista e João Caçador, vai ser a responsável pelo espetáculo de abertura da 22.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que decorre de 21 a 29 de agosto, nesta cidade.

“O festival vai abrir no Jardim Multissensorial das Energias, com o Fado Bicha. Não é teatro, mas é fado espetáculo, interpretado por pessoas da comunidade LGBT [Lésbicas, ‘Gays’, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgénero], que acreditam que o fado foi estigmatizado durante muito tempo – o marialva e coisas do género -, e que nunca refletiu a condição que eles têm, que eles representam”, disse à agência Lusa o diretor do festival.

“É um espetáculo alternativo”, acrescentou José Maria Dias, que também dirige o Teatro Estúdio Fontenova, de Setúbal, lembrando que o Festival Internacional de Teatro sempre teve a preocupação de apresentar “coisas novas”.

José Maria Dias falava à agência Lusa na apresentação do festival, que decorreu na Casa da Baía, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“O Festival Internacional de Teatro de Setúbal tem sido um palco privilegiado de divulgação de novos valores e de promoção do acesso à cultura”, disse a autarca setubalense, sublinhando a importância deste evento cultural para o concelho.

 Com duas estreias asseguradas para este ano, "Os Amores Clandestinos", do grupo Hotel Europa, e "Lugar-Abrigo", de Ricardo Guerreiro Campos, o diretor do festival lembra que há muitos espetáculos para ver, incluindo “teatro, exposições, performances, projeção de curtas-metragens, workshops e conferências”.

“Temos a sede do festival, no Fórum Municipal Luísa Todi, e depois temos um grande polo onde estão os outros espetáculos, na Escola Secundária Sebastião da Gama, onde temos três espaços: o ginásio, o auditório e o pátio exterior. Também vamos ter espetáculos, no Jardim do Bonfim e no Parque Tecnológico Jardim Multissensorial da Energias, nas Escarpas de Santos Nicolau, no espaço exterior da Casa da Cultura, e também na Gráfica, antigos armazéns dos Papéis do Sado”, acrescentou José Maria Dias.

 Com um orçamento muito próximo dos 65 mil euros, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e Câmara Municipal de Setúbal, conta com o apoio financeiro do município sadino e do Ministério da Cultura, através da Direção Geral das Artes.

Participam nesta edição do festival A Companhia de Teatro do Algarve, o Teatro Extremo de Almada e a Companhia Mascarenhas Martins, entre outras estruturas. 

As participações estrangeiras é que ficam muito aquém do habitual, dado que algumas companhias optaram por não se deslocar, devido à pandemia da covid-19, e outras não o puderam fazer, por dificuldades logísticas e de transporte.

“Este ano temos duas participações espanholas: a companhia Albadulake ('Genoma B'), que já participou em anteriores edições do festival há quatro ou cinco anos, e Edu Manazas ('Out of Stock'), com um espetáculo de circo 'performático', de teatro físico, que terá lugar no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama”, disse o diretor do festival.

“Também tínhamos prevista a participação de três companhias do Brasil, uma delas que no ano passado venceu o nosso concurso 'Mais Festa', fora da competição oficial, mas que não puderam vir, devido a dificuldades logísticas e de transporte”, acrescentou José Maria Dias.

O diretor do festival lembrou, no entanto, que, embora em menor número em relação a anos anteriores, devido à pandemia, há muitos espetáculos para animar a edição deste ano.

O número de espetadores – cerca de 5.000 o ano passado – também deverá sofrer uma redução drástica, até pelas limitações de público resultantes das medidas impostas pela Direção Geral da Saúde.

Os espetáculos terão lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura, Jardim do Bonfim, Jardim Multissensorial das Energias, nas Escapas Santos Nicolau, Escola Secundária Sebastião da Gama, A Gráfica (antigos Armazéns de Papéis do Sado) e Casa da Baía, com a organização a garantir que serão respeitadas todas as regras de prevenção da propagação da pandemia.

 Apesar de haver alguns espetáculos com entrada livre, fora da competição oficial, a organização adverte que é necessário obter bilhete para aceder a todos os espetáculos.

Texto de Lusa
Fotografia de Carla Rosado

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0