Até dia 28 de maio, o Projeto Nascente constrói cinco instalações sonoras e plásticas nas Fontes e na Nascente do Lis, em Leiria. Contando com 10 músicos e 10 artistas plásticos/visuais para reinterpretarem a riqueza, história e paisagem das margens do rio, o projeto propõe novas formas de experimentar e ativar o território.

Declarando o ponto de partida a 24 de abril e contando com a produção da Omnichord, o projeto organizou 5 parelhas, nas quais os vinte artistas terão de desenvolver, durante cerca de uma semana, um trabalho de residência artística que tem como referência uma tertúlia temática que se relaciona com diferentes espaços da região, a ser intervencionada. No final de cada semana, as peças criadas serão instaladas num ponto diferente das margens do rio, com um QR que dá acesso à música/peça sonora a que se destina.

No final do mês de abril, entre os dias 24 e 30, o tema foi "A Nascente como criação" e a tertúlia contou com a participação da investigadora Anabela Marisa Azul, nas Fontes e com as cocriações dos artistas visuais Sara & André, Pedro Pestana e Vasco Silva.

A estxs artistas visuais juntam-se também Paulo Sellmayer, Miguel Rondon, Lisa Teles, Tiago Baptista, Nuno Gaivoto, Gonçalo Pena, Leonardo Rito e Valter Vinagre. Voltada para a música a bagagem de artistas locais e nacionais é completa por Pedro Pestana, Vasco Silva, Surma, Hasselberg, Edgar Valente, João Cabrita, Pedro Melo Alves, Labaq, Inês Bernardo e César Cardoso. Já no campo do discurso, as conversas serão conduzidas por Anabela Marisa Azul, Susana de Noronha, Marcela Uchoa, Teresa Toldy e Sara Araújo. 

Durante o mês de maio, a programação é dividida em 4 semanas diferentes:

  • 1 a 7 de maio: O aparecimento do ser humano
    Investigadora: Susana de Noronha
    Local da tertúlia: Serra - Espaço Cultural
    Co-criação visual: Paulo Sellmayer e Miguel Rondon 
    Co-criação sonora: Surma e Hasselberg
  • 8 a 14 de maio: O encontro com outros
    Investigadora: Marcela Uchoa
    Local da tertúlia: ETA de São Romão
    Co-criação visual: Lisa Teles e Tiago Baptista 
    Co-criação sonora: Edgar Valente e João Cabrita
  • 15 a 21 de maio: Omisticismo, a crença e religião
    Investigadora: Teresa Toldy
    Local da tertúlia: Moinho do Papel
    Co-criação visual: Nuno Gaivoto e Gonçalo Pena 
    Co-criação sonora: Pedro Melo Alves e Labaq
  • 22 a 28 de maio . A organização social
    Investigadora: Sara Araújo
    Local da tertúlia: Sede da CCER Mais, CRL
    Co-criação visual: Leonardo Rito e Valter Vinagre 
    Co-criação sonora: Inês Bernardo e César Cardoso

O projeto inclui também o lançamento de vários podcasts, com as gravações de todas as tertúlias do ciclo, e a edição de um livro que documenta todas as fases do processo.


Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Jornal Leiria

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.