Para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se celebra a 17 de maio, o Queer Lisboa mostra  "Famille Tu Me Hais" (2020), um documentário de Gaël Morel que dá a ver sete registos de homofobia e transfobia no seio familiar. A sessão é gratuita e decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O contacto de Morel com estas sete histórias parte do seu contacto com a associação Le Refuge, que protege e acolhe jovens LGBTQI+ em situação de emergência doméstica. Ao longo dos últimos anos, Le Refuge tem recebido um grande número de pedidos de ajuda que serviu de incentivo a Gaël Morel para fazer este filme e querer partilhar estas histórias.

No ano em que celebra o seu 25º aniversário, o Queer Lisboa já confirmou o regresso do festival presencialmente, este ano, tendo avançado com datas para Lisboa e para o Porto. Em Lisboa, terá lugar no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, conforme habitual, entre os dias 17 e 25 de setembro de 2021; no Porto, onde se celebra a 7ª edição, o Teatro Rivoli, a "Casa Comum" da Reitoria da Universidade do Porto e o Maus Hábitos receberão entre 12 e 16 de outubro filmes de luta, resistência e celebração.

A sessão do dia 17 de maio é gratuita, mas está dependente do levantamento do bilhete no próprio dia, na bilheteira do cinema. Podes saber mais sobre o Queer Lisboa, aqui.

Texto de Carolina Franco
Still de "Famille Tu Me Hais" (2020), de Gaël Morel

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.