Desde o dia 26 de junho que o RioSul Shopping, gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, marca presença nas praias de Sesimbra, Meco e Lagoa de Albufeira, com atividades de sensibilização ambiental, recolha de lixo e consciencialização da problemática dos resíduos nas praias e oceanos. Estas ações prolongar-se-ão até dia 18 de julho, acontecendo nas três praias, em simultâneo.

A iniciativa nasce com o objetivo de desenvolver uma obra de arte realizada pela artista portuguesa Soraia Domingos que, através do lixo recolhido nas diversas praias, vai produzir e criar uma escultura que, posteriormente, ficará em exposição no RioSul Shopping.

Dando uma nova vida aos resíduos abandonados nas praias, reaproveitar o lixo abandonado foi o desafio lançado à artista que, atualmente, tem aliado a sua arte a uma prática mais sustentável.

O diretor do RioSul Shopping, Paulo Ruivo e Silva, acrescenta em comunicado que “esta ação pretende alertar toda a população para a problemática dos lixos deixados nas praias, que vão parar aos oceanos, recordando também que a mudança deste comportamento depende apenas de cada um de nós. Pretendemos não só consciencializar a comunidade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro mas, com isso, também criar e fomentar a proximidade com a comunidade local”.

Tendo em conta que, todos os anos, se acumulam toneladas de lixo nas praias e nos oceanos, assim como a persistência de uma problemática que necessita de intervenção urgente, o RioSul Shopping decidiu organizar esta campanha de sensibilização para o problema da poluição do lixo marinho aliando-se ao regresso da época balnear e à entrada na estação mais quente do ano, o verão.

Texto de Patrícia Silva
Fotografias da cortesia de RioSul Shopping

Se queres ler mais notícias, clica aqui.