O artista Paulo Praça apresenta um novo vídeo do Livro-Disco "Romance de Vila do Conde", o seu mais recente trabalho que conta com uma canção poema de José Régio e a participação especial do músico Fausto Bordalo Dias.

A declaração de amor à cidade que viu nascer Paulo Praça foi o mote para a criação. Desta inspiração 'bebe' também o o Livro-Disco “Onde”, um trabalho que conta com a poesia de Valter Hugo Mãe, Jorge Cruz, Ruy Belo, entre outros.

O vídeo apresenta um excerto do videodisco que também faz parte de “Onde”, realizado por Paulo Pinto.

"Que modo belo de trovar novamente". É assim que Valter Hugo Mãe descreve o trabalho de Paulo Praça, "Se o Paulo canta Vila do Conde canta-nos. Estamos incluídos como por natureza irmã, somos uma refracção desse caleidoscópico significado. E regozijamos por alegria e orgulho. Que modo belo de trovar novamente. O que o Paulo faz é jeito de levantar as ruas, fazer praça, criar multidão, porque o seu gesto é exactamente inclusivo e escolhe sempre a celebração. Vão nestas canções as palavras de muitos, mas vai sobretudo a capacidade invulgar que o Paulo tem de as dizer em melodias límpidas, como clássicos imediatos que se oferecem ao ouvido que nunca mais as esquece", acrescenta.

O cantor já regressou aos palcos e com a digressão “O lugar ONDE o coração se esconde”, que é composta por uma série de concertos por 21 freguesias de Vila do Conde, que começou em Junho e terminará em Setembro.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Cesário Alves

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.