Gostavas de aprender as técnicas essenciais para elaborar uma ilustração? Com o Ofício Manual Prático de Ilustração, que começa em  janeiro de 2020, vais poder descobrir os fundamentos da ilustração numa dimensão, acima de tudo, prática, que culmina na apresentação de um projecto editorial de ilustração próprio.

Em que consiste este Ofício?

Nos dois meses de aulas vais aprender a identificar as principais referências da cultura visual associada à ilustração, dominar as técnicas necessárias para a finalização de um projeto e, ainda, conceber um objecto de natureza editorial de forma autónoma e com fins comerciais.

Durante todo o processo podes contar com a ajuda do Prof Hugo Henriques, que será responsável por te dar as ferramentas necessárias, da teoria à prática, para que consigas materializar o projecto final. Nas 10 aulas, de 2,5 horas cada, vais poder mergulhar em temáticas como:

História da Ilustração

Introdução à história da ilustração e visualização de documentário sobre ilustrador a desenhar

Linha

Utilização da linha para além do contorno, como elemento definidor de volume, textura, superfície.

Composição

Exploração dos valores associados à composição: Equilíbrio, Movimento e Ritmo.

Mancha

Utilização da mancha de cor como ponto de partida para a criação, espontânea e intuitiva da ilustração e economia de recursos gráficos.

Cor

Visualização e conversa aberta sobre o circulo cromático. Explorar valores como a métrica, a harmonia, os contrastes e a simbologia para a criação de uma ilustração.

Upcycling Gráfico

Utilização de materias diversos para a elaboração de ilustrações com recurso a colagem e visualização de ilustrações resultantes desta técnica. Reinterpretação gráfica a partir de referências retiradas destes materiais.

Técnicas de Impressão

Visualização de ilustrações resultantes ou combinadas com várias técnicas de impressão e debate sobre os vários tipos de impressão e sua aplicação. Experimentação de impressão com EVA e stencil.

Projecto Editorial

Discussão de projectos editoriais “flash” e elaboração de fichas de planificação dos mesmos. Demonstração de soluções para auto-edição.

E não ficamos por aqui…

A Escola Gerador acredita no potencial dos seus alunos e, por isso, os dois melhores de cada curso poderão participar num projeto com o Gerador que, neste caso, será o desenvolvimento de uma ilustração para uma edição da Revista Gerador, de acordo com o tema e o brief do Director.

As aulas do ofício Manual Prático de Ilustração decorrem sempre à segunda-feira, das 19h30 às 22h, entre os dias 20 de janeiro e 24 de março, na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que precisas de saber sobre este ofício. Para te inscreveres basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do ofício Manual Prático de Ilustração e o produto do Cartão de Sócio Gerador se ainda não o fores.

Onde fica a Escola Gerador?

Fica na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.