De 30 de Novembro a 15 de Dezembro, a peça Se isto é um homem. obra de Primo Levi, apresentada pela Companhia Teatro de Alamada, encenada por Rogério de Carvalho e interpretada por Cláudio da Silva, estará em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite.

Trata-se de um testemunho de um judeu italiano que experienciou a morte em vida no campo de concentração de Auschwitz, no qual permaneceu entre Dezembro de 1943 e Janeiro de 1945. Na origem desta escrita está a necessidade de uma libertação interior, bem como de documentação, revelando um cuidado de si e do outro, acompanhadas por uma reflexão constante acerca da essência humana, da possibilidade de se esgotar, de se perder, de se tornar outra coisa. A cada apresentação, o desejo de enraizamento da memória ilumina a esperança de que a Europa não recue aos seus lugares tenebrosos. O avanço da extrema-direita no continente grita a importância de discursos como os de Primo Levi.

É a primeira vez que esta obra é adaptada para teatro em Portugal e conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

 

Local: Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Data e hora: de 30 de Novembro a 15 de Dezembro, quarta-feira às 16h00, de quinta a sábado às 21h00 e domingo às 17h00

Preço: Geral 10€; descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB

 

Este artigo não segue o Novo Acordo Ortográfico.

 

Fotografia cedida pela Companhia Teatro de Almada

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.