No dia 12 de outubro o lindíssimo espaço do Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados, sediado num palacete histórico na Alameda das Linhas de Torres no Lumiar acolhe, entre as 16h e as 20h, uma extensa programação da associação cultural Isha Artes, que promove no seu dia-a-dia atividades culturais, artes cénicas, educativas e interculturais relacionadas com a Índia e a comunidade indiana a residir em Portugal.

No próximo sábado, instalam-se no Trampolim Gerador com um conjunto de workshops, exposições e até documentários. Preparado para a viagem?

16h às 20h
Documentário Natyanubhava

A dança clássica indiana é o chamado Yoga artístico ou o Natya Yoga, um meio para expressar uma dimensão espiritual através do corpo. O documentário Natyanbhava, que estará em permanência a ser projetado ao longo do dia, promete introduzir-te à dança clássica indiana. Se ainda não dominas esta arte, então este documentário é mesmo para ti ;-)

Workshop de blockprinting 

A arte da impressão em bloco foi sendo transmitida de geração em geração, entre famílias e comunidades mas tem-se ramificado, nas últimas décadas, por quase toda a Índia. Neste workshop será recriado o típico processo de impressão em bloco manual de têxteis. Pronto para pôr as mãos na massa?

Exposição de lenços Shree 

Os famosos lenços indianos, criados pela mão dos tradicionais tecelões, vão estar em exposição ao longo de todo o dia. Cada lenço nasce a partir de uma mistura de mitos, crenças, símbolos e da imaginação do artesão e, por isso mesmo, a forma de tecer e as cores usadas atribuem a cada região a sua própria identidade e singularidade.

17h | Workshop de Mudra: como as mãos, na dança indiana, contam histórias

Uma das características mais marcantes da dança clássica indiana é o uso das mãos para fazer gestos específicos, uma forma de transmitir visualmente sentimentos mas, acima de tudo, de contar histórias. Um dançarino clássico indiano é isso mesmo: um contador de histórias. Com as mãos, consegue representar qualquer coisa, desde um leão, um rato, um sentimento de superioridade, uma rede ou até o ato de libertar alguém de restrições. Neste workshop também tu serás um contador de histórias: e só precisas das mãos.

17h às 19h30 | Workshop de Mandala

A mandala é uma ferramenta criada a partir de várias técnicas de pintura e materiais como arroz, flores ou areia e é, acima de tudo, usada para meditar. Neste workshop vais descobrir tudo, ou quase-tudo, sobre a antiga arte de fazer mandalas.

O edifício do CAT Refugiados inclui um palacete histórico mas também um incrível e inesperado jardim. Descobre aqui em baixo algumas das fotografias de mais um espaço original que integra a programação do Trampolim Gerador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descobre a agenda completa aqui.
Créditos – Fotografias de Andreia Mayer