A nova séria de animé da Netflix, estreia a 29 de abril, e conta a história do primeiro samurai africano em terras japonesas.

Foi no "Netflix Anime Festival 2020 - The Future of Anime, Together”, em outubro, que a plataforma de streaming anunciou a estreia da série de animação com seis episódio, "Yasuke", que narra a história do primeiro samurai africano, da qual se tem registo. A lenda de Yasuke conta que, em 1579, chegou ao Japão um missionário negro, nascido entre 1555 e 1556, vindo de Moçambique. Essa chegada, chamou a atenção de um poderoso senhor de terras japonês, Oda Nobunaga, que acreditava na importância de unificar as dezenas de províncias existentes no Japão, e viu na força do samurai uma ajuda preciosa para o fazer. A série aborda assim a relação dos dois e como Yasuke ganhou o respeito e a amizade de Nobunaga.

"Veio de África e lutou ao lado de um poderoso senhor do violento Japão do séc. XVI. Tornou-se uma lenda, a quem deram o nome de Samurai Negro", é o que, para já, se pode ler na sinopse da série produzia pelo estúdio MAPPA, produtora de séries como Dororo e Jujutsu Kaisem, que convidou LeSeam Thomas como diretor, e o músico e produtor Flying Lotus para produzir a banda sonora. A voz escolhida para dar vida ao samurai foi a voz do ator norte americano, Lakeith Stanfield, que participou em filmes como Atlanta, Selma e Knives Out.

Esta não é a primeira vez que a história do samurai é pensada para ecrã. Em 2019, o co criador de Narcos, Doug Miro, começou a falar sobre a criação do filme com Chadwick Boseman no papel de Yasuke, contudo, após a morte do ator o filme acabou por não sair do papel.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia via Twitter de Flying Lotus

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
Yasuke