fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Só eu Escapei” faz-se ouvir no online

O Teatro Aberto realizou uma minissérie de entrevistas ao elenco de “Só eu Escapei”. Do…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Teatro Aberto realizou uma minissérie de entrevistas ao elenco de "Só eu Escapei". Do vídeo passaram para as plataformas de podcast (Spotify e nos podcasts da Apple) e foi nesta terça-feira que se ouviu Márcia Breia.

Considerando fundamental que "o teatro continue a ter uma voz singular neste tempo de tantos ruídos", a equipa do Teatro Aberto explorou um outro lado dos palcos e da plateia: o espetador. Agora, quem está "do lado de lá" pode ficar a conhecer melhor as atrizes que interpretam cada uma das personagens da peça "Só eu Escapei".

Com a promessa de regressar a terra, dedicam-se ao ouvido. Cada episódio,  estreia às terças-feiras às 19h00, um por cada semana. 
O primeiro episódio estreou a 26 de Janeiro e já teve mais de 1000 visualizações.

Há conversa com Tiago Palma, jornalista moderador, já esteve Maria Emília Correia, Catarina Avelar e, durante esta semana, Márcia Breia.

A artista, interessada por música partilha memórias e gostos, "uma altura, na minha vida, era muito boa aluna e, o meu pai, ofereceu-me um piano. Estudei piano durante quatro anos e gostava, era muito interessada. Ainda tenho o piano em casa."

Descendente de uma família pequena, burguesa, ou seja, "uma mãe doméstica e um pai que tinha deixado o curso de medicina, com grande desgosto dele", reconhece ainda que a sua relação com as artes surge, involuntariamente, a partir do pai . " a arte nele desenvolvia-se atrás de uma câmara, numa máquina fotográfica (...) e ele desenvolveu muito essa parte na vida dele, absolutamente no anonimato, apenas para seu prazer pessoal. (...) Ele ensinava-me coisas fantásticas a esse nível. Eu interessava-me por essas coisas. Agora, escrava do que quer que seja, nunca quis ser. Isso não", afirma em podcast.

O humor é algo a que se agarra, "nunca quis levar a mim própria a sério, nem ninguém", admite.
Expulsa do Convento em que teve e estudou, isto porque, abria horizontes e "fazia comícios" entre as suas amigas, "tinha muito a noção da exibição". A primeira vez que viu Teatro foi Revista, quando tinha cerca de seis anos, no Porto.

Além de partilhas a artista falou ainda sobre o Teatro como uma das artes várias e refletiu sobre a atual realidade da Cultura, nomeadamente, a atividade artística. Podes ouvir a entrevista na íntegra aqui.

De acesso livre e gratuito, para a semana aguarda-se por Lídia Franco.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia de Filipe Figueiredo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Abril 2024

Liberdade, com L maduro!

25 Abril 2024

Flávio Almada: “Se depender da classe que está lá em cima, nós vamos morrer de fome”

24 Abril 2024

Lara Seixo Rodrigues: “É negada muita participação cultural a pessoas com deficiência”

23 Abril 2024

O triângulo da pobreza informativa na União Europeia. Como derrubar este muro que nos separa?

23 Abril 2024

Oeiras Ignição Gerador. André Teodósio numa apresentação única

23 Abril 2024

Levamos a vida demasiado a sério

23 Abril 2024

Informação local: resistir apesar de tudo

22 Abril 2024

Mescla com Carlos Cavallini

22 Abril 2024

A Madrinha

20 Abril 2024

Surma, Alex D’Alva Teixeira e Martim Sousa Tavares no Cantar Abril dia 27

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0