O Teatro Nacional de São João (TNSJ) comemora 100 anos no dia 7 de março. Para assinalar o seu papel cultural centenário na cidade do Porto, vários espetáculos vão integrar a programação de aniversário que se estende até março de 2021.

No dia 5 de março, quinta-feira, arranca a inauguração das festividades com a apresentação de Castro, de António Ferreira, com encenação de Nuno Cardoso. No dia 7 de março, sábado, aguarda-se Turismo Infinito, a partir do texto de Fernando Pessoa, com três cartas de Ofélia Queiroz e com encenação de Ricardo Pais. Até ao momento foram revelados os primeiros meses de programação comemorativa, de março até julho do presente ano. Confere toda a programação ao detalhe aqui.

A reabilitação do Teatro São João também integra o programa comemorativo do seu centenário. Pretende-se modernizar o edifício, melhorando o seu ambiente e a qualidade do espaço. O projeto de recuperação conta com cerca de 2,3 milhões de euros, sendo que 85% é derivado do programa operacional Portugal 2020. As obras de requalificação têm início em abril de 2021 e terminam em setembro. Durante estes seis meses, as portas do teatro vão estar fechadas com o objetivo de, futuramente, o teatro apresentar condições que o façam perdurar ainda mais no tempo.

Em 1798, esta instituição afirmava-se como primeiro espaço exclusivamente dedicado à apresentação de peças teatrais e outros espetáculos performativos. Após a sua destruição, na sequência de um incêndio,  foi lançado a concurso púbico com vista à sua reconstrução. José Marques da Silva ficou então responsável pela arquitetura que hoje conhecemos e, assim, a 7 de março de 1920 o Teatro de São João regressou à cidade do Porto para continuar a levar as artes performativas ao seu público.

Texto de Mafalda Lalanda
Fotografia via TNSJ

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.