O Teatro Viriato, em Viseu, e a Companhia Paulo Ribeiro promovem de 13 a 17 de julho, o Summer Lab – Guests Online, iniciativa que irá substituir o tradicional formato do evento dedicado à formação intensiva em dança, que passou para 2021.

Num formato alternativo ao habitual, o evento irá contar com a participação de formadores e respetivas disciplinas que integravam o programa do Summer Lab. Neste contexto, os bailarinos e coreógrafos Cyril Baldy, Kristian Lever, Barbara Griggi, Hugo Marmelada e Sadé Alleyne (Akram Khan Company) partilham, através da plataforma Zoom, linguagens, metodologias e técnicas de dança. 

Além disso, num formato de aula diária, das 18h00 às 19h30, os participantes terão a oportunidade de explorar o método de improvisação de William Forsythe, a linguagem de movimento e pedagogia Gaga desenvolvida por Ohad Naharin, o repertório da Akram Khan Company e ainda Laboratório Coreográfico e Dança Clássica.

O Summer Lab – Guests Online destina-se a estudantes de dança, profissionais de dança e também a pessoas não profissionais, mas com experiência em dança. As inscrições devem ser feitas até 06 de julho, através do e-mail: bilheteira@teatroviriato.com.

“É da maior importância continuarmos a ensinar, a aprender, a partilhar ferramentas e técnicas, e a treinar o corpo e a alma para a criação e para a compreensão do mundo em que vivemos através do exercício da arte. Os tempos que se aproximam são tempos de mudança, mas são também tempos de preservação e defesa de tudo o que é mais importante e fundamental. O Teatro Viriato, como casa que tem na sua génese, acolher a dança, em toda a sua hibridez e experimentação, e como espaço de residência da Companhia Paulo Ribeiro, tem todas as condições para poder continuar a lecionar e a partilhar conhecimento, para que bailarinos e coreógrafos estejam em plena forma para atacar os dias vindouros com as suas mais belas criações”, realça a diretora artística do Teatro Viriato Patrícia Portela, citada em comunicado.

A próxima edição do SUMMER LAB decorrerá de 12 a 18 de julho de 2021. Mais informações sobre o programa e as inscrições estarão disponíveis a partir de janeiro de 2021.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Samantha Weisbur via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
aiadança-gerador