Com as comemorações a bater à porta, o Teatro Viriato prepara um programa online, destinado aos dias 27 e 28 de março, que conta com os artistas que, nos últimos meses, têm pisado o palco do teatro. Não ficando por aqui, apresentam três objetos artísticos referentes a três novas peças que Miguel Castro Caldas, Sónia Barbosa, António Alvarenga e Fraga produziram nestes primeiros meses do ano em residência artística no Teatro Viriato.

É no SubPalco e na sala virtual da BOL que a programação online decorre. No canal digital de Youtube do Teatro que se pode assistir aos objetos videográficos Faith, criado por São Castro e António M. Cabrita, a partir dos ensaios de Aleksei ou a Fé a nova criação de Sónia Barbosa; e a um vídeo criado a partir de A Fragilidade de Estarmos Juntos, que resulta da residência artística do espetáculo com o mesmo nome da autoria de Miguel Castro Caldas, António Alvarenga e Sónia Barbosa permitindo ao público contactar com os temas que o espetáculo aborda.

Já na sala virtual da BOL, no dia 27, às 21h30, é transmitida em direto a estreia do espetáculo SENSO, uma criação do encenador Fraga, uma peça que parte das peças didáticas de Bertolt Brecht e de um laboratório de criação realizado no Teatro Viriato com a comunidade de Viseu. Este espetáculo será ainda transmitido em diferido, no SubPalco, no dia 28 de março, a partir das 16h00. Os bilhetes para esta estreia podem ser adquirido no site da BOL.

Ainda de portas fechadas, o programa especial surge como reconhecimento "da urgência de criar e de persistirmos, resilientes, na construção de um futuro que continue a ter no Teatro Viriato o lugar por excelência do reencontro", lê-se em comunicado.

Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato, afirma ainda que "O encontro com o que se passa nesta casa não está marcado só para depois do dia 19, este encontro está marcado para cada dia deste ano, na conta, no peso e na medida certas que os tempos exigem, nunca esquecendo a nossa função central: a de promover o encontro entre saberes, artes e seres num mesmo espaço".

Podes consultar toda a programação especial aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.