MUSCARIUM - festival de artes performativas
Vários espaços, Sintra
2 a 22.9
A 10ª edição do MUSCARIUM - festival de artes performativas, organizado pela companhia de Teatro teatromosca, acontece entre 2 e 22 de setembro em Sintra. Nas edições passadas, os palcos do MUSCARIUM já viram artistas como B Fachada, Gisela João e Noiserv. Este ano destaca-se na programação do festival, o concerto de The Legendary Tigerman, na Adega de Viúva Gomes, a 13 de setembro. São apresentados 2 espetáculos de teatro para a infância, e 1 espetáculo de teatro para o público jovem e adulto. A programação conta ainda com 1 workshop de teatro e dança, 5 residências artísticas que complementam as atividades do festival, e um seminário internacional, integrando as JORNADAS DE REFLEXAÇÃO - Cultura(s) Alicerçada(s) ReConectar: Estruturas Artísticas no Pós-Pandemia.
Vila Adentro, Faro
5 a 7.9
O Festival F regressa para mais uma edição no centro histórico de Faro, a partir da união do trabalho da Sons em Trânsito, do Município de Faro, do Teatro das Figuras e da Ambifaro. O último grande festival de verão contará com 9 palcos que, por sua vez, acolherão artistas de diferentes estilos musicais numa verdadeira celebração eclética da música portuguesa. Camané, Ana Lua Caiano, Baleia Baleia Baliea, Glockenwise, Moullinex, Capitão Fausto, Papillon, Expresso Transatlântico e Carminho são alguns dos nomes escolhidos para atuar nesta 9ª edição. A par dos concertos, o festival dinamiza alguns espaços destinados à mostra das artes performativas, exposições, mercado de autor, tertúlias, e uma novidade na programação - uma roda de samba que ocorre ao longo dos 3 dias.
O cartaz completo pode ser consultado AQUI
Praça da Canção, Coimbra
6 a 8.9
A Praça da Canção, espaço emblemático para mostras culturais em Coimbra, recebe mais uma edição do Luna Fest. Este festival, construído ao ritmo do rock’n’roll, convida um total de 21 artistas para fechar o verão com 3 dias de concertos . Club Makumba, Belle Chase Hotel, Birds Are Indie e The Psychedelic Furs são alguns dos destaques deste ano.
Não existindo uma zona de campismo oficial do festival, é oferecido um desconto de 15% no Parque de Campismo Municipal de Coimbra a todos os portadores do bilhete dos 3 dias do Festival.
Lu.Ca Teatro Luis de Camões, Lisboa
7 e 8.9
A Sessão de Curtas Metragens “Ampla” reúne filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses, numa mostra de obras de animação para toda a família. Nos dias 7 e 8 de setembro, no Lu.Ca Teatro Luis de Camões, pelas 16h30, será possível assistir a uma sessão de 60 minutos que engloba as curtas: “O carrossel” - Prémio Melhor Filme Secção Curtinhas, no Curtas Vila do Conde; “A aventura de uma bolacha” e “Baloiçando para a Lua” - Prémios FESTinha #Sub10 e #Sub12, no FEST; “A rainha das raposas” - Prémio do Público – Competição MONSTRINHA, no MONSTRA; e “Mexilhões com batatas fritas” - Prémio do Público IndieJúnior, no IndieLisboa.
Quinta da Ribafria, Sintra
12 a 15.09
Desde a sua fundação em 2020, a Associação Cultural Claraboia tem vindo a desenvolver um trabalho que privilegia uma programação multidisciplinar dedicada a artistas jovens e emergentes. Assumindo Sintra como a sede do projeto, pretende-se dar a conhecer e incentivar os projetos artísticos destes jovens ao público sintrense.
Este ano, a Claraboia apresenta a primeira edição do Festival Multidisciplinar Clarão, onde a premissa da Associação se materializa num evento com música, artes visuais e cinema.
A Quinta da Ribafria foi o lugar escolhido para o festival que recebe concertos de artistas como MÁQUINA, Iolanda e NastyFactor, o ciclo de cinema “Rebentos”, exposições, instalações, debates e feiras de artesanato. Estão programadas sete oficinas para crianças, jovens e adultos em diferentes áreas - escultura, artesanato, música, moda, fotografia e desenho.