Depois de “Se tu sabes”, Margarida Vasconcelos lança “Tentei”, com direito a videoclipe: “O videoclipe não é sobre duas pessoas apaixonadas, como costumamos ver, é super diferente, porque queríamos que cada um tivesse a sua interpretação”.

O segundo single de Margarida Vasconcelos já está disponível em todas as plataformas e vem acompanhado de um videoclipe que nos mostra tudo aquilo que podemos sentir dentro de uma relação. “Tentei”, conta com a produção de Levi Soares, do Twenty-One Studios (que também foi o responsável pelo violino, baixo e bateria), com Mateus Novais na guitarra e Roberto Muniz no piano.

Margarida Vasconcelos estrou-se no Youtube, e tornou-se conhecida em 2018, quando começou a partilhar covers de artistas como Johnny Orlando, Harry Styles, Trevor Daniel e Ne-Yo. “A música sempre fez parte da minha vida, sempre foi o que quis fazer. Comecei no Youtube, primeiro como uma brincadeira, até porque o primeiro vídeo foi com o meu primo, e começámos a ter bastantes visualizações um pouco por todo o mundo. Comecei a ficar super entusiasmada e as pessoas começaram a pedir originais. Sempre escrevi, tinha sempre um caderno na gaveta com os meus originais (todos em português), e chegou a altura em que achei que era o momento ideal para dar o próximo passo e lança-los”, relembra Margarida Vasconcelos ao Gerador.

A artista, que atualmente conta com mais de 2 mil subscritores no Youtube e um número de visualizações acima dos 250 mil, já foi reconhecida além-fronteiras por um dos artistas que mais recebeu atenção na sua página, Johnny Orlando. “Eu costumava publicar muitos covers de músicas dele e, do nada, ele começou a comentar os meus vídeos, e até fez um vídeo a reagir a um cover meu. Fiquei super nervosa, porque ele já ganhou EMA’S (MTV Europe Music Awards) e é conhecido internacionalmente. Mais pessoas vieram ao meu canal, recebi muitas mensagens e nem estava a creditar”, conta Margarida.

Em 2020, Margarida Vasconcelos estreou-se ao mundo com “Se tu sabes”, levando a língua portuguesa ao seu público maioritariamente estrangeiro. O segundo single, “Tentei”, é quase um interligar ao videoclipe anterior onde Margarida nos canta sobre amor, numa voz suave e tons terra. Questionada sobre a música e videoclipe, Margarida conta que “todos nós tivemos desgostos de amor e coração partido”, por isso, para si, “é muito importante ter essas experiências para poder escrever sobre elas, porque um compositor tem de ser um bom contador de histórias, mas quando sentimos o que escrevemos e interpretamos, é totalmente diferente. É claro que, quando nós falamos sobre experiências próprias, as pessoas também sentem”.

Toda a produção do single foi feita em Portugal e gravada em altura de confinamento: “foi super interessante porque foi um juntar de ideias à distância. Eu gravei as vozes no quarto e ele (Levi) fez o instrumental”. Segundo a artista, a música surgiu "em meia hora" quando se sentou em frente ao piano. Questionada sobre o videoclipe, Margarida Vasconcelos deixa a interpretação livre para que cada um o possa interpretar à sua maneira: “Até o videoclipe tenta que as pessoas interpretam cada coisa à sua maneira, com aquilo que sentem, porque tem uma expressão artística muito forte, e não é uma história como a dos videoclipes que costumamos ver, com duas pessoas apaixonadas, é super diferente, porque queríamos que cada um tivesse a sua interpretação. Tem significados fortes. Algumas cenas retratam a depressão e ansiedade, muito comum nos jovens da minha idade. Quero que as pessoas tenham as suas próprias interpretações, que as leve para aquele determinado evento da vida delas e que as inspire”.

O novo single já pode ser ouvido no Youtube, Spotify e Apple Music.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia da cortesia de Margarida Vasconcelos