O palacete onde hoje está sediada a Junta de Freguesia do Lumiar é um daqueles espaços cheios de história. Na verdade, sítios repletos de memória é o que não falta no Lumiar, uma zona da cidade de Lisboa onde, noutros tempos, se estabeleceram quintas de produção agrícola mas também de lazer.

Dessa época ficaram espaços como este que, no próximo dia 12 de outubro, recebem as loucuras do Trampolim Gerador. No palacete da Junta de Freguesia do Lumiar não fazemos a coisa por menos: ocupamos o antigo salão nobre do palácio, pomos as mãos na massa e até nos micróbios na cozinha e aproveitamos, ainda, para beber um copo de cerveja artesanal no Largo das Conchas, um pátio bem apetitoso, onde também fica a Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa.

Se arriscares a entrar por aqui prometemos-te encontros com coros especializados em rock, workshops e conversas gastronómicas, com curadoria do Miguel Peres do restaurante Pigmeu, quizes da cultura portuguesa, cinema, cerveja artesanal portuguesa e até arte urbana. Curioso para descobrir todos os detalhes?

16h30 | Coro Rock | Salão Nobre da JF Lumiar

O Maestro João Sebastião, do Coro Rock do Lumiar, promete encher o Salão Nobre do palacete com músicas que todos vão querer cantar.

17h | Workshop O que faz um bom pão? | Cozinha do Largo das Conchas

Como podemos trazer o bom pão de volta? Neste workshop visitamos a cozinha do palacete para um passeio guiado pelo processo e arte da panificação, comandado por Paulo Sebastião.

17h30 | Quebra-Gelo ao Vivo | Salão Nobre da JF Lumiar

Um quiz sobre cultura portuguesa, apresentado pelo nosso André Imenso no Salão Nobre, para jogar em duplas e aprender a raaaaasgar o papel. Aparece e percebes!

18h30 | Workshop de Fermentação: introdução ao mundo dos micróbios | Cozinha do Largo das Conchas

Aprende a criar um delicioso pickle lacto-fermentado. Ou melhor: vem descobrir com o Alessio Marcato o que vem, afinal, a ser isto.

19h30 | Conversa Gastronómica: Movimento Taberneiro Perpétuo | Salão Nobre da JF Lumiar

As tabernas e as tascas estão na moda ou nunca deixaram de estar? Há um movimento espontâneo, não organizado que parece renovar a ideia de tasca e taberna. Nesta conversa juntamos chefs taberneiros que garantem que não vão deixar as tabernas morrer. Com os chef Joaquim Leal, da Taberna Sal Grosso, Nuno Barros da 1300 Taberna e Paulo Amado da Inter Magazine. Com moderação da Catarina Amado, jornalista de gastronomia.

20h30 | Conversa Gastronómica: Resgate ao Mundo Rural | Salão Nobre da JF Lumiar

Há um novo movimento de pessoas que saem da cidade para resgatar o mundo rural. Novos agricultores, novos rurais, chefs de cozinha e lojas gastronómicas à procura de resgatar produtos e saberes. Será que vamos a tempo? Com Aline Domingues do projeto Menina d’uva, o chef Tiago Emanuel Santos do restaurante Quorum e Filipe Serra da sociedade agrícola Vale das Dúvidas. A moderação fica nas mãos da Catarina Amado, jornalista de gastronomia.

22h | Documentário CIM – Geração SOMA | Salão Nobre da JF Lumiar

Geração SOMA é um projeto inclusivo da CIM – Companhia de Dança com crianças entre os 5 e os 16 anos, integrando crianças com NEE, e os respetivos educadores, através da criação e prática artística.

Todo o dia no Largo das Conchas
Birra da Cerveja

A festa da cerveja artesanal portuguesa está de volta para a sua 4ª edição e traz novas cervejas para degustação.

Arte Urbana no Largo das Conchas

João Pereira, um caligrafista, traz a sua arte para as paredes do Largo das Conchas, com uma obra para ficar.

Exposição Se as paredes falassem, 2019

Uma exposição na Central Gerador que traz a visão da fotógrafa Andreia Mayer sobre o projeto de arte urbana Conversas na Rua, na Amadora.

Exposição Um dia a luz cai

Quando a escultura, a poesia e a fotografia dialogam entre si e se encontram para ver a luz cair. Com obras dos artistas António Jorge Silva, Teresa Carepo e Rui Dias Monteiro na Galeria Liminare.

Descobre aqui em baixo algumas fotografias deste incrível espaço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descobre a agenda completa aqui.
Créditos – Fotografias de Andreia Mayer