Começamos este texto por dizer que, muito provavelmente, serás uma das pessoas que tem uma relação emocional com um centro comercial de outra época. Aquele sítio onde, em tempos, ias ao café, cortar o cabelo, onde se compravam coisas específicas em lojas específicas (leia-se meias em lojas de meias) ou, quem sabe, onde no piso -1, virando à esquerda depois da máquina dos jogos, se compravam discos vinil mas também se furava a orelha.

O Mouras Shopping Center é um dos centros comerciais mais antigos do Lumiar mas também de Portugal. Abriu no final da década de 80, em 1987, e continua hoje de boa saúde com (e até parece de propósito) 87 lojas: desde cafés, a lojas de costura, roupa ou restaurantes, distribuídos por dois andares. A memória de outros tempos continua por lá e, no dia 12 de outubro, promete contagiar qualquer um que por lá passe para aproveitar as várias iniciativas culturais do Trampolim Gerador, que estarão espalhadas pelo centro comercial.

Curioso para descobrir o que podes encontrar?

Hip Hop Rádio ao Vivo | Lado A às 16h e Lado B às 20h

A Hip Hop Rádio é um projeto independente online que tem vindo a arrastar ouvintes pelo país fora. No Lado A podes assistir ao vivo à emissão em directo e no lado B a conversas e ao Consultório das Caróis, onde vais descobrir a música que precisas de ouvir.

Workshop Cubo Rubik | 16h30

Sempre achaste que tinhas jeito para puzzles, mas nunca conseguiste dar a volta ao Cubo Rubik. Ora, parece que finalmente chegou a tua hora.

Workshops de Costura | 17h30

Três costureiras, três lojas no Mouras e muitas dicas par fazer croché, tricot, resolver uma urgência ou fazer tapafraldas, para quem sabe o que é.

E nunca mais acabarás de regressar | 18h30, com repetição às 23h

Um viagem guiada por vários espaços do Mouras e por dez poemas e canções escolhidos e interpretados pelos Não Simão.

Kara0ke Night | 00h

As Kara0ke Night acontecem uma vez por mês no Anjos 70. Desta vez mudam-se para o Lumiar e trazem as décadas de 80, 90 e 2000 com elas.

As zines estão de volta | 16h às 21h

As revistas independentes Bíblia, Bica, Dose, FOmE, Surto, Prototypoe a Fanzineteca Geraldes Lino ocupam uma loja abandonada no Mouras e trazem também conversas, exposições, podcasts e muitas ideias. A qualquer hora que lá passes vais certamente encontrar exemplares de cada revista mas também a exposição Revista Prototypo – Uma perspectiva da mais importante revista de arquitectura portuguesa. Com sorte, acertas nas 16h e assistes à conversa da Fanzineteca Geraldes Lino: O Fanzine na Banda Desenhada com o Professor António Martiné de Azevedo Coutinho e às 18h ao podcast ao vivo da Revista Dose, uma conversa com personalidades do mundo da arte.

Em breve vamos revelar o mapa com todos os locais do Trampolim Gerador para saberes por onde deves navegar. Para já, na galeria em baixo, podes ficar com um cheirinho do universo do Mouras ;-)

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descobre a agenda completa aqui.

 

Créditos – Fotografias de Andreia Mayer