Ana Deus e os seus tristes tigres vêm até ao Lumiar, em formato trio quase acústico, a convite do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, para celebrar canções inquestionáveis da música portuguesa, num concerto gratuito que começa às 20h30 do dia 12 de outubro, no jardim da Quinta das Conchas.

Os Três Tristes Tigres (TTT) nasceram nos anos 90, segundo os próprios, à volta de um gravador de cassetes. A vocalista Ana Deus, ex-BAN, e Regina Guimarães criavam informalmente canções, antes de serem dados os primeiros passos para o CD de estreia do grupo. O disco Partes Sensíveis, lançado em 1993, começa a piscar o olho aquela que seria a primeira configuração dos TTT.

Entretanto, Alexandre Soares, ex-GNR, é desafiado a juntar-se à banda como músico convidado e é a partir do som que sai desta aventura que nascem dois CD’s de originais, Guia Espiritual em 1996 e Comum em 1998.

Mas nem só de concertos à volta dos discos se fez a vida da banda que mais línguas trava em Portugal: criaram concertos dedicados a obras literárias ou mesmo canções para cinema, como foi o caso de um filme do realizador João Canijo. Mais recentemente, em 2017, o Teatro Rivoli do Porto desafiou-os a juntarem-se e a tocarem o álbum Guia espiritual, considerado disco do ano, em 1996, nos prémios da Blitz.

Ao Trampolim Gerador chegam em formato trio com Ana Deus na voz, Alexandre Soares nas guitarras e Rui Martelo no contrabaixo e baixo elétrico. Esperam-se regressos, versões tão experimentais como frescas mas não só: há dois novos temas na manga que serão revelados neste momento único.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descobre a agenda completa aqui.