No próximo dia 12 de outubro a Alameda das Linhas de Torres, no Lumiar, estará fechada ao trânsito e pronta a receber mais de 50 momentos culturais gratuitos que invadem a própria da rua mas também contagiam espaços inusitados em volta, como uma oficina de carros, um centro comercial dos anos 80 ou mesmo aqueles palacetes cheios de história.

Esta que é hoje uma das principais vias do Lumiar é também uma estrada histórica da cidade de Lisboa que atravessava, em tempos, uma área de nobres quintas, olivais e vinhas.

No Trampolim Gerador a rua veste-se de cultura e recebe sofás onde se sentam atores para ler poesia, bailes de grafonola, um mercado, ilustradores e até um cabeleireiro improvisado. Curioso para descobrir mais?

 16h | Walking Drums

Uma bateria com rodas, liderada pelo André Silva Neves, dá trânsito a uma Alameda fechada aos carros e põe toda a gente a dançar.

16h | Abba Medley na estrada

O Coro Rock do Lumiar, composto por cerca de 30 coralistas, vão trazer os Abba de regresso à Alameda das Linhas de Torres.

17h | Sofá dos Poemas com Rodrigo Saraiva

O que fazer quando nos param no meio da estrada para ouvir um poema? O ator Rodrigo Saraiva inaugura o sofá onde também se vão sentar os atores André Gago e Diana Nicolau.

17h30 e 19h | Museu sai à rua

O Museu da Música Mecânica vem directamente de Palmela para o Lumiar. Consigo traz caixas de música mágicas e uma extraordinária grafonola para pôr toda a gente a dançar.

18h | Sofá dos Poemas com André Gago

André Gago estaciona a sua voz hipnótica mesmo no meio da estrada da Alameda com poesia para todos.

18h | Boombox na Alameda

Wesa, o grupo de dança do CAF do Lumiar traz rádios aos ombros e músicas irresistíveis para ancas.

20h | Sofá dos Poemas com Diana Nicolau

A atriz Diana Nicolau fecha as sessões a partir de um sofá no meio da rua com poesia da sua escolha para quem quiser ouvir.

16h às 21h | Mercado no Bairro

O Mercado do Bairro muda-se para o Lumiar com mais de 20 bancas independentes para dar a conhecer os seus produtos aqui na zona.

16h às 21h | Ilustradores na Estrada

Na estrada junto à Alameda, os ilustradores portugueses Ana Filipa Olimpio, Patel Rebelo, Rita Faia, Paula Moita e Pitanga interpretam o Trampolim Gerador e desafiam quem por ali passa.

16h às 21h | Cortes de Estrada 

Nunca pensaste que seria possível cortares o cabelo mesmo no meio da Alameda das Linhas de Torres, pois não? Então, pensa outra vez porque a Luisa Seixas da Cut Action vai andar por lá ;-)

Mergulha, em baixo, nas fotografias da Alameda das Linhas de Torres e agora imagina: como será andar por lá a pé?

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro entre as 16h e as 2h.
O corte ao trânsito na Alameda das Linhas de Torres será feito entre a Rua Ladislau Patrício e a Avenida Maria Helena Vieira da Silva, bem com no troço da Rua Silva Tavares, em frente ao Mouras Shopping Center.
Descobre a agenda completa aqui.
Créditos – Fotografias de Andreia Mayer