O 23º Festival do Clube de Criativos de Portugal decorrerá entre 29 de setembro e 3 de outubro, juntamente com a VIII Semana Criativa de Lisboa. Nesta edição o tema eleito foi "Transformers" e afirma-se como um ponto de reflexão da mudança e de homenagem a quem se adapta à mesma.

Ainda com uma programação por determinar, este ano o festival tem como objetivo refletir a mudança e a forma como todxs se adaptaram, "o mundo mudou. Esta é a frase mais ouvida nos últimos tempos. Nunca a nossa capacidade de adaptação esteve tão à prova. No último ano e meio, todos fizemos exercícios de transformação, reorganização e encaixe", lê-se no comunicado.

Cartaz Festival

Com uma imagem gráfica criada por Lizá Defossez Ramalho (Troyes, França) e Artur Rebelo (Porto, Portugal), o Estúdio R2 foi o ateliê eleito para assegurar a imagem gráfica do Festival. Com um consistente reconhecimento internacional o estúdio explorou, em diferentes meios, formatos e aplicações, o estúdio trabaçhou de acordo com uma visão singular de que resultam sempre soluções "surpreendentes e pluridimensionais". O trabalho da equipa também se estende ao ensino, à investigação, à publicação e intervenções públicas.

Artur Rebelo e Lizá Ramalho

Inscrições abertas

As inscrições antecipadas para participação no festival já se encontram abertas e estarão disponíveis até dia 30 de junho, com oferta de 10% de desconto early bird.

No que toca às agências, produtoras, freelancers e agências in house a inscrição dos seus trabalhos terá de ser feita até às 18horas do dia 6 de setembro de 2021. Estreia-se ainda a participação de trabalhos criados por duas ou mais pessoas em colaboração.

O festival apresentará ainda novas categorias profissionais nas fichas técnicas para diminuir a duplicação de autores com a mesma função nas inscrições: Diretor Criativo Executivo; Diretor de Estratégia; UX Designer; UI Designer; Produtor Executivo; Direção de Arte Cinematográfica.

As datas de votação dos projetos acontecerão entre 8 e 23 de setembro, sendo que dividir-se-á entre votação online e presencial. A gala de apresentação dos premiados decorre, posteriormente, a 2 de outubro. Podes consultar o Regulamento completo para mais informações.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.