fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Uma Casa de Bonecas” é o novo “lar” que o Teatro Trindade INATEL acolhe

Dia 17 de junho assinala-se a estreia da peça encenada por João de Brito, no…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia 17 de junho assinala-se a estreia da peça encenada por João de Brito, no Teatro Trindade, em Lisboa. Voltar às memórias dos primeiros contactos com o texto do célebre autor Henrik Ibsen foi o mote para que a viagem pelo Norte da Europa até Lisboa acontecesse. É também a partir desse conceito de viagem que percorrer questões transversais aos séculos se tornou algo urgente. "Feminista, psicológica, revolucionária", é desta forma que Uma Casa de Bonecas se afirma.

Nas leituras de Ibsen fala-se de Uma Casa de Bonecas "não como uma peça de propaganda, mas sim de verdades universais sobre a identidade humana". Nas palavras de João de Brito é "uma peça que faz sentido, hoje, e que mesmo abstraindo-se de alguns pormenores referentes à época, Ibsen trouxe a palco coisas muito relevantes e que na altura, apesar de polémica, foi um marco na história da Literatura".

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e parede de tijolo
Uma Casa de Bonecas, fotografia de Pedro Macedo

Partindo de um fascínio pelos textos de Ibsen, João construiu uma peça que bebe de diferentes visões e que, de alguma forma, lhe dizem muito, "fui criado por duas mulheres e tenho uma ligação muito forte de criação com o sexo feminino. O tema central da história desta peça, um deles pelo menos, é esta igualdade de género, esta emancipação da mulher e, desde aí, não só esse tema central, mas todos os outros me interessaram. Então decidi que, mais cedo mais tarde, traria esta peça a cena. Aconteceu agora", conta João.

Partindo de uma peça que marcou a história do Drama Moderno a uma contemporaneidade que vive muitas das questões sociais evidenciadas e em reflexão em cima de palco, pensar o conceito da transversalidade das mesmas a partir de histórias e personagens que se alimentam gradualmente de vivências umas das outras foi também algo que os artistas pretendiam explorar "tens a possibilidade de absorver diversas coisas que a peça te dá e tens muitas outas que, mesmo depois de um século, ainda te debates com elas. A questão da 'fachada'; das aparências. Não basta seres, tens que parecer sempre alguma coisa; depois as questões de seres livre. A ideia de ser livre é muito bonita. Passa por refletir padrões. O familiar, amoroso e de trabalho; esta questão do estatuto do homem que, apesar da realidade ser melhor, ainda continua muito presente", explica o encenador.

Viver numa redoma onde os conflitos existem é algo visível nas personagens. Interpretada por Bruno Bernardo, Diana Nicolau, Inês Ferreira da Silva, José Mata, Luís Lobão e Madalena Almeida, é na casa dos Helmer, o casal, que tudo, ou grande parte, acontece.

A influência cultural, os tons secos e o universo frio são caraterísticas que se fazem sentir, ver e ouvir. De "luz" se fala na peça. De momentos de fruição e de reflexos gastos se vê. O diálogo difunde-se nas cores da casa, do escritório, do quarto ou divisão meia sombria e escondida, onde a criada e a ama se difundem numa só. As crianças que não se vêm também estão presentes. Não no espaço. Na mente do espetador essa presença é também tida em conta e os artistas que interpretam cada personagem contornam essa mesma realidade.

A peça que parte da Europa do Norte é, pelo olhar de João e de todos aqueles que o acompanham, muito "nossa". Lisboa é o destino, o ponto de chegada e o ponto de partida.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e interiores
Uma Casa de Bonecas, fotografia de Diogo Simão

"É tão bom estar feliz", diz Nora pela voz de Madalena Almeida. É de tensão que até a frase mais "frágil" vive. Procurar o realismo, a partir de cada plano que decorre, seja ele central ou secundário, assume-se como Humanidade. João explica que era também essa Humanidade que pretendia alimentar a peça. É percorrendo a ´base poética' de uma casa orquestrada pelxs mais pequenxs que a história dxs adultxs se torna real.

Contando com a coprodução do Teatro da Trindade INATEL e da LAMA Teatro, passando pelo passado e o presente, Uma Casa de Bonecas tem um longo futuro a percorrer.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Diogo Simão

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0