Até ao dia 31 de Março as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) apresentam, num formato online, a 5ºEdição de Uma história tradicional por dia não sabe o bem que lhe fazia, numa edição dedicada às Lendas de Portugal.

“Ouvi contar uma história que começava assim…” serve de ponto de partida para uma série de histórias tradicionais, contadas pelas mediadoras de leitura da Rede BLX, e que se baseiam na sua experiência enquanto leitoras e contadoras. Segundo Isabel Monteiro, uma das responsáveis pelo projeto, a ideia de levar as histórias até às casas das famílias surgiu após o encerramento das escolas, e pela impossibilidade destas frequentarem as instalações e atividades da BLX. Através do online os contos, que têm origem na tradição oral, têm conseguido alcançar não só famílias na área de Lisboa, mas em todo o país.

"A série que está atualmente a decorrer é dedicada às Lendas de Portugal, e estão agrupadas por distrito. Como introdução, há também um episódio de apresentação do distrito e de tudo o que podemos ver e fazer por lá. Contos e lendas de todo o mundo serão contadas apenas na 6ª edição, o que se prevê para breve.", conta Isabel Monteiro.

As histórias são disponibilizadas de segunda a sexta feira, às 20h30, no Facebook das BLX. Depois, podem ser também vistas e ouvidas no Canal Youtube.

Local: Online
Duração: 1 janeiro a 31 março 2021
Preço: Gratuito
Fotografia disponível via Unsplash