Gostavas de aprender as bases fundamentais da fotografia? O ofício Sensibilidade na Fotografia vai ajudar-te a encontrar a tua própria identidade fotográfica, numa dimensão, acima de tudo, prática, que culmina na concepção e divulgação de um projecto fotográfico de forma autónoma.

Em que consiste este Ofício?

Durante todo o processo vais poder contar com a ajuda da Prof Estelle Valente, que será responsável por te dar as ferramentas necessárias, da teoria à prática, para que consigas materializar o projecto final. Nas 10 aulas, de 2,5 cada, vais poder mergulhar em temáticas como:

Introdução à Fotografia

Fundamentos históricos da fotografia e referências fotográficas: os fotógrafos que marcaram o desenvolvimento da linguagem visual.

A Técnica

Como funcionam as máquinas fotográficas. Como tirar o melhor partido dos parâmetros técnicos: ISO, Diafragma, Profundidade de campo e Tempo de Exposição.

A Influência da luz

Como a luz pode mudar uma fotografia. Iluminação natural versus Iluminação artificial. Identificar situações de luz não convencionais e utilizá-las criativamente. Controlo e uso da luz.

Estética e composição fotográfica

Equilíbrio dos elementos visuais e estética fotográfica. Regras usadas em composição fotográfica. Diagonais; Linhas de Força; Formas e volumes. A Cor e o preto e branco. Como um criar uma estética que nos corresponde.

Edição de Imagem

Familiarização com os programas e ferramentas: Adobe Photoshop e Lightroom. Tratamento de Imagem, exposição, corte, contraste, criação de filtros.

O Retrato

Como criar uma interação entre o fotógrafo e o fotografado para captar a “essência” do fotografado. Aplicar técnicas de iluminação de acordo com o tipo de retrato a realizar. Diferenciar retrato natural e encenado.

Contar uma História

Como se constrói uma narrativa fotográfica. A fotografia como elemento isolado no discurso fotográfico ou a construção de um corpo de trabalho tendo em conta uma estrutura e/ou uma narrativa criada por nós.

Divulgação

As diferentes formas de divulgar o nosso trabalho fotográfico. Redes sociais, blog, Site. Como montar uma exposição.

E não ficamos por aqui…

A Escola Gerador acredita no potencial dos seus alunos e, por isso, os dois melhores de cada curso poderão participar num projeto com o Gerador que, neste caso, será o desenvolvimento de um projecto fotográfico para uma edição da Revista Gerador, de acordo com o tema e o brief do Director.

As aulas do ofício Sensibilidade na Fotografia decorrem sempre à terça-feira, das 19h30 às 22h, entre os dias 21 de janeiro e 25 de março, na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que precisas de saber sobre este ofício. Para te inscreveres basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do ofício Manual Prático de Ilustração e o produto do Cartão de Sócio Gerador se ainda não o fores.

Onde fica a Escola Gerador?

Fica na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.