A VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra decorrerá entre os dia 28 e 30 de maio. Contando com cerca de 30 atividades presenciais e online dedicadas à (re)descoberta da cidade de todxs xs que se voltaram a (re)encontrar, a programação apresentará diversos concertos de música clássica.

Com uma abertura que marca "simbolicamente o reencontro entre nações", o Ciclo de Concertos de Coimbra deste ano apresenta 8 concertos de música clássica, entre os quais se integra a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro Constantin Grigore, e o solista Jeffery Macsim, a realizar-se no Grande Auditório do Convento de São Francisco.

Atendendo ao reportório vasto que completa os concertos estarão presentes, desde os grupos corais de música antiga dos Moços do Coro à contemporaneidade do H4nds Duo - concerto solidário da edição cujas receitas revertem a favor da ADAV - Associação de Defesa e Apoio da Vida e da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra - abrem-se também as portas aos talentos musicais emergentes da cidade.

OpuSpiritum Ensemble também faz parte da programação. O Seminário Maior de Coimbra receberá o concerto do grupo de música da câmara. Já no último dia do Ciclo segue-se um concerto com o célebre Maestro António Victorino d'Almeida, no Conservatório de Música de Coimbra. Ainda no último dia, a estreia da Orquestra Arco Ribeirinho Sul, regida pelo jovem maestro e pianista, Leonardo Hilsdorf assinala o fecho do ciclo de concertos. O encerramento do ciclo abraça ainda uma composição de Frédéric Chopin, interpretada por Artur Pizarro.

Iniciativas que antecedem o Ciclo

O VI Ciclo de Concertos que se assinala entre os dias 28 e 30 de maio terá ainda outras iniciativas ainda antes da programação principal. A partir de amanhã, dia 5 de maio, até dia 27 decorrerão 5 conferências sobre o tema "saber ouvir" que contam com a coorganização da RUC, Jornal de Coimbra e do Centro Cultural Peneda da Saudade. Às conferências junta-se ainda uma masterclass com Leonardo Hilsdorf e um workshop sobre música eletroacústica com Jaimes Reis.

 Podes consultar toda a programação aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do Ciclo de Concertos de Coimbra

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.