Sessenta e oito anos depois da organização das dezasseis Exposições Magnas da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), a sua sucessora – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)- recupera e expõe fotografias que trazem consigo memórias, conceitos e artes.

 Vistas de Exposição é o nome da exposição inédita patente no Pavilhão da FBAUP, dedicado às artes.

Pela primeira vez será possível viajar no tempo, através de diversas fotografias e acervos documentais, e voltar aos dias em que ” a comunicação da Escola com o exterior era maioritariamente feita através das suas iniciativas culturais. Estas incluíam exposições, concertos, palestras e publicações, entre outros atos que demonstravam o espírito comunitário da Escola e revelavam os métodos de ensino e as políticas pedagógicas das Belas-Artes.”, como é possível ler na apresentação feita pela FBAUP, online.

É possível ver, maioritariamente, fotografias da autoria de Teófilo Rego, fotógrafo que acompanhou a produção artística da cidade devido à sua relação próxima com diversos artistas do Porto. Contempla-se também obras selecionadas do acervo da FBAUP, associadas às vistas das exposições Magnas que retratam as sucessivas construções dos novos pavilhões da ESBAP, notícias na imprensa da época e referências a programação cultural desenvolvida em cada ano letivo.

A exposição conta com obras de Platão Mendes e Tavares da Fonseca, um filme do escultor Fernando Fernandes, e pinturas e esculturas de António Bronze, Augusto Gomes, Carlos Amado, Clara Menéres, Dario Boaventura, Elvira Leite, Henrique Pousão, Maria Luísa Abelha.

Vistas de Exposição estará em exibição até março de 2021. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, de forma gratuita.

Texto por Patrícia Silva
Fotografias retiradas do webiste da FBAUP

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.