"Too Far" é o novo single que antecipa o lançamento do álbum de estreia da dupla y.azz e b-mywingz, com edição agendada para o próximo mês de março.

O tema fala de superação, e a canção surgiu em conversas, entre y.azz, parte da dupla e autora da letra, e o músico ZMESS, que também dá voz ao single. "A primeira vez que falámos sobre a música e quando ouvi as primeiras ideias sabia exatamente o que queria dizer e acrescentar à sensação de estarmos em baixo. A letra partiu assim do lado dele, na incapacidade de saber acalmar a cabeça e a vida real, e acabou na minha questão - se sempre nos achámos invencíveis porque é que certos obstáculos são barreiras tão difíceis de ultrapassar e resolver?", conta y.azz. "Foi provavelmente uma das primeiras músicas a existir e das primeiras que escrevi para o álbum que será editado muito em breve", acrescenta.

Zmess corrobora o momento em que se concretizou esta colaboração com a dupla y.azz x b-mywingz: "Quando mostrei a base e a melodia da canção à y.azz, ela sentou-se imediatamente no chão a escrever (um ritual já). Sabia que ia conseguir seguir a mesma linha que eu e entrar bem neste conceito."

Para b-mywingz, "Too Far" é uma viagem. "Teletransporta-me para outra realidade. No momento em que me mostraram a ideia em estúdio, tive uma «visão» para a mesma e começou tudo a partir daí, transformando o instrumental de acordo com essa imagética, com todas as suas texturas e cores próprias, que tornaram a «Too Far» no que ela é agora."

O conceito do videoclipe tinha assim que passar obrigatoriamente por uma viagem. Gravado ainda antes do regresso ao confinamento, os artistas tiveram a oportunidade de, numa forma mais literal, captar a viagem de cada um deles quando pensaram e trabalharam nesta música, ao qual foi adicionado um elemento de ilustração.

A realização do vídeo ficou a cargo da equipa MadeInLx com ilustração da própria y.azz e motion adicional feito pelo coletivo. Já a captação e mistura do tema ficou a cargo do complexo 1025 (Tomás Cruz), e a masterização de “Mic“ Sine Factory.

"Too Far" junta-se assim a "dis/clousure" e "Did It All Again" na lista de temas que a dupla composta por y.azz (Mariana Prista) e a b-mywingz (Margarida Adão) tem vindo a apresentar desde o ano passado, antecipando o lançamento do seu aguardado álbum de estreia.

As y.azz x b-mywingz consagraram-se as grandes vencedoras da sexta edição do concurso EDP Live Bands, ganhando o direito a atuar no NOS Alive’19.

Texto de Flávia Brito
Fotografia de Joana Ruth

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.