Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Funchal realiza a 3ª edição das jornadas do teatro digitalmente

É, já, amanhã, dia 26 de março, pelas 18h15, que se inicia a 3ª Edição…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É, já, amanhã, dia 26 de março, pelas 18h15, que se inicia a 3ª Edição das jornadas do Teatro “Estas Jornadas não foram canceladas”. A conferência será realizada através da plataforma ZOOM e transmitida em direto no Facebook do Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. A edição será composta por duas conversas.

A primeira conversa, decorrerá entre as 18h15 e as 19h30, e contará com a participação de vários diretores de teatros nacionais que irão debater o tema “Teatros: Entre o confinar e o desconfiar”. O painel do primeiro diálogo será constituído por Sandra Nóbrega, diretora do Teatro Municipal Baltazar Dias; Patrícia Portela, diretora do Teatro Viriato; Rodrigo Francisco, diretor artístico da companhia Teatro Almada; Alexandre Pascoal, administrador do Teatro Micaelense e Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

Pelas 19h30, terá início a segunda conversa desta edição, com a temática “E depois? O que muda?”, que será abordada por artistas que lutam pela reivindicação dos direitos dos profissionais da cultura, como Teresa Coutinho, membro do núcleo da Ação Cooperativa; Luis Lobo Pimenta, ator; Amarílis Felizes, diretora da plataforma PLATEIA e Rui Galveias, coordenador do Sindicato União Audiovisual. Os sucessivos cancelamentos e reagendamentos de espetáculos, a conciliação de medidas de segurança com as especificidades da atividade artística, o surgimento de novos formatos e que impacto tem a COVID-19 na criação e programação serão os temas em discussão.

A Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, fará a abertura da sessão da 3ª Edição das Jornadas do Teatro, abordando a importância da cultura na vida dos municípios.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0