fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ó LEITOR – UMA ESCURIDÃO BONITA

Lembras-te do teu primeiro beijo? Eu não. Há a hipótese de poder ter sido dado…

Texto de Margarida Marques

SAMSUNG CSC

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Lembras-te do teu primeiro beijo? Eu não. Há a hipótese de poder ter sido dado a uma almofada.

Hoje escolhi escrever sobre um livro de um escritor nascido em Angola. Ondjaki é um criador de sonhos, transporta-nos para um mundo carregado de esperança como se nos quisesse salvar de alguma coisa. Talvez a literatura seja mesmo isso, não será assim leitor?

“A luz falhou de repente”, assim começa este livro. Não sei como acontece em tua casa. Na minha, a ausência de luz sempre foi um acontecimento fascinante. Voltamos a acender velas, a encostar-nos à lareira e a conversar. Como não vemos com tanta nitidez, lembramo-nos de que é importante olhar para as coisas e perceber cada uma delas.

A história é acompanhada pelas ilustrações de António Jorge Gonçalves. A simplicidade das palavras vive da simplicidade dos desenhos e eu desejei, realmente, que fosse sempre assim.

“Às vezes é bom estarmos numa escuridão sozinha, de gruta e conforto, como se o nosso mundo, por alguns instantes, pudesse ser assim – sem tom de cor nem distracção de forma. É bom dividir uma escuridão com outra pessoa, em concha e aconchego, como se dois mundos, nessas gotas de negrume, fossem um só.”

Ondjaki apresenta-nos uma escuridão distante das trevas, espanta-nos o medo e veste-lhe magia. É uma urgência recorrentemente utilizada na literatura: o desejo de voltar atrás, a necessidade de sermos crianças novamente por sentirmos que é nesse tempo que a verdade vive.

Os diálogos merecem todos os elogios que lhes pudermos oferecer. Mostro-te aqui um excerto:

“- Estás triste? – perguntei

- Um bocadinho.

- Porquê?

- Não te acontece, de repente, ficares triste? A mim acontece isso, mas deve ser normal, pois também me acontece ficar alegre de repente.”

Dentro dos livros, há realidades muito feias, mas também muito bonitas. Essa diferença, que é criada pelas mãos do escritor, é preciosa para aquele que lê. É por isso que admiro cada página deste romance, a escuridão torna-se desejável, como se até pudéssemos ver melhor dentro dela.

Há muitas respostas que podemos dar à pergunta “O que é a poesia?” Ondjaki responde da forma mais bonita, utilizando uma prosa que soa a poesia: “A poesia não é a chuva, é o barulho da chuva”

Concluída a leitura, fecha-se o livro e apaga-se a luz. Tudo fica mais bonito assim.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Maio 2025

O Livro Incompleto  

7 Maio 2025

Chimamanda p’ra branco ver…mas não ler! 

6 Maio 2025

Dedo Invisível no Indie Lisboa com Rachel Daisy Ellis, produtora de “O Último Azul”

6 Maio 2025

Vem ao lançamento da Revista Gerador 45, uma edição sobre os 15 anos da legalização do casamento igualitário

5 Maio 2025

Raízes urbanas carbonizadas

2 Maio 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

30 Abril 2025

Espera Eterna

28 Abril 2025

A realidade legislativa e associativa lésbica em Portugal

25 Abril 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0