Chama-se Festival ZêzereArts e trata-se de um evento cultural que procura reunir a música clássica com grandes monumentos do país. Nesta nova edição, que dura até ao dia 31 de julho, poderás encontrar “uma experiência pedagógica única” com concertos, recitais, e espetáculos de ópera, todos de entrada livre.
Desde 2015 que o ZêzereArts tem parceria com a produtora de música erudita, Musicamera. O evento decorre todos os anos, no verão, e tem como principal objetivo atrair jovens estudantes, cantores de ópera, coralistas e instrumentistas de toda a Europa. “Uma característica muito especial do Festival ZêzereArts é a possibilidade de ver jovens a dividir o palco com os seus professores e com músicos de todas as faixas etárias”, declarou o maestro Brian Mackay, diretor artístico do festival. Desta forma, os futuros músicos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com alguns dos grandes nomes da música clássica.
Este ano, para além das grandes localidades históricas do país que costumam receber o festival – Tomar, Ferreira do Zêzere e Batalha — Ourém transforma-se igualmente em palco para estes artistas. “É uma nova e maravilhosa oportunidade para partilharmos a nossa música e as nossas atividades em Ourém com o seu novo teatro moderno e o seu espetacular castelo”, avançou o diretor.
De acordo com o programa, no dia 24 de julho, a Orquestra Jovem ZêzereArts celebrará o fim do curso de verão, no Teatro Municipal e, no dia 29, será a vez do Castelo de Ourém contar com a presença dos sextetos de cordas de Joly Braga Santos e George Onslow, seguidos de uma apresentação do Ensemble de Violoncelos ZêzereArts. Segundo Brian Mackay, “as pessoas gostam dessa nova dimensão que se dá aos espaços patrimoniais — a música”.
Para além de todos os espetáculos que tomarão destaque em lugares emblemáticos, como o Convento de Cristo, em Tomar, ou o Mosteiro da Batalha, na Batalha, o Ensemble Pulcinella — um agrupamento barroco dirigido por Ophélie Gaillard — irá atuar nos dias 20, 23 e 27 de julho; e, em Ourém, no dia 29 de julho. Estes concertos estão integrados na Temporada Portugal França 2022.
O Festival ZêzereArts conta com o apoio da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Geral das Artes. Toda a programação pode ser consultada online.