No Barómetro da Cultura 2022, constatámos que, no último ano, aproximadamente 44% dos portugueses foi jantar fora a um restaurante algumas vezes por mês. No entanto, uma grande parte da população, 42,4%, fê-lo apenas raramente. Aqueles que o fazem muito frequentemente são apenas cerca de 10%. É interessante notar que as mulheres jantam fora menos frequentemente do que os homens: 38,6% respondeu “algumas vezes por mês”, em comparação com 48,4% dos homens, e apenas 2,6% declarou fazê-lo mais do que uma vez por semana, enquanto que essa foi a resposta seleccionada por 8,2% dos homens.
Neste estudo, medimos, de forma indireta, a disponibilidade financeira da população através das despesas médias mensais do agregado familiar. Podemos concluir que aqueles com a média de despesas mensais mais elevada (e, portanto, mais disponibilidade financeira) também têm tendência a jantar fora mais vezes: 10% responderam todas as semanas e 14% mais do que uma vez por semana.
Relativamente aos bares e às discotecas, como seria de esperar, não foram atividades particularmente concorridas numa fase em que a pandemia ainda era uma realidade relativamente presente.
No período questionado, cerca de metade da população portuguesa não foi a um bar nem a uma discoteca e 40% fizeram-no raramente. Apenas 9% frequentam estes espaços algumas vezes por mês, sendo que esta atividade é ainda menos frequente entre as mulheres. Naturalmente, esta é também uma atividade mais recorrente entre os mais jovens.
O Barómetro da Cultura é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2022 aqui e pede o teu relatório completo aqui.
Síntese Ficha Técnica
O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 19 de abril de 2022, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,14 pontos e a margem de erro para a proporção é de 3,13 pontos percentuais.